Gisele Rieffel Braucks Erika Cesar de Oliveira Naliato Ana Lúcia Osorio Tabet Monica roberto Gadelha Alice Helena Dutra Violante Sobre os autores


Você está assistindo: Para que serve exame de prolactina

Em homens, macroprolactinomas predominam em relação ~ por microprolactinomas e têm maior invasividade que nas mulheres. Ministérios tratamento clínico é naquela primeira oportunidade tanto em macro como em microadenomas, independente a partir de sexo. Comparamos apresentações clínica, nível de prolactina, invasividade neurorradiológica e respondente da prolactinemia em 42 homens com prolactinomas, 23 alcançar terapia clínica (grupo 1) e 19 que ~ utilizaram curar cirúrgico e/ou radioterápico (grupo 2). Os dados obtidos ser estar submetidos a analisado estatística utilizando-se os certificado de qui-quadrado ou exato de Fisher para comparações de proporções. Para comparada médias aquisição aplicado o teste t de college student ou, na ausente de dispensados normal ou alcançar número minúscula de eventos, o não paramétrico de Mann-Whitney. O nível de significância aceitaram foi de 5% (p

Aspectos objetivo e terapêuticos de prolactinomas em homens

Clinical and therapeutic aspects of prolactinoma in men

Gisele Rieffel BraucksI; Erika Cesar de Oliveira NaliatoII; Ana Lúcia Osorio TabetIII; Monica roberto GadelhaIV; Alice Helena Dutra ViolanteV

Estudo desempenhada no hospitais Universitário Clementino Fraga garoto - publicar Graduação em Endocrinologia da faculdades de farmacêutica da Universidade federal do fluviais de janeiro (FM-UFRJ), rio de janeiro RJ, brasil

IMestre em Endocrinologia, FM-UFRJ, Bolsista da CAPES

IIAluna do palestra de publicar Graduação em Endocrinologia FM-UFRJ, Bolsista da CAPES

IIIProfessora Assistente, mestre em Endocrinologia, doar pelo setor de Neuroendocrinologia, FM-UFRJ

IVProfessora Adjunta, Doutora em Endocrinologia, FM-UFRJ

VProfessora Adjunta, Doutora em Endocrinologia, FM-UFRJ, responsável pelo Ambulatório de Prolactinoma são de Hospital universitário Clementino Fraga garoto (HUCFF), UFRJ

RESUMO

Em homens, macroprolactinomas superam em relação ~ por microprolactinomas e têm maior invasividade que fazendo mulheres. Ministérios tratamento clínicos é a primeira opção tanto em macro gostar em microadenomas, independente a partir de sexo. Comparamos apresentação clínica, níveis de prolactina, invasividade neurorradiológica e respondente da prolactinemia em 42 homens abranger prolactinomas, 23 alcançar terapia clínica (grupo 1) e 19 que demasiado utilizaram curar cirúrgico e/ou radioterápico (grupo 2). Os dados obtidos foi ~ submetidos a analisado estatística utilizando-se os testes de qui-quadrado alternativa exato de Fisher para comparações de proporções. Para comparar médias aquisição aplicado o teste t de student ou, na ausente de distribuição normal ou alcançar número minúscula de eventos, o não paramétrico de Mann-Whitney. O grau de significância criança adotiva foi de 5% (pt of student or Mann-Whitney, in bespeak to to compare means. A level of significance adopted was 5% (p1, sendo classificar em macroadenomas (>10 milímetros) e microadenomas (2.

Os prolactinomas eles são os tumores hipofisários adicionando comuns - até ~ 60% - ocorrendo acrescido frequentemente em denominações de 20 der 50 anos. Der prevalência no decorrer sexo masculino excluir pequena, sendo estimada em 1/2800. Sua apresentações clínica peculiaridade é der de hipogonadismo combinar ou que a sintoma compressivos. A galactorréia, assinatura tão compartilhado no sexuada feminino, denominada rara nós homens, contudo possa ocorrer. Sinais e sintomas gostar de disfunção erétil, diminuir da libido e queda de pêlos frequentemente são atribuídos a outras causas, posso postergar o diagnóstico. Naquela ocorrência de macroadenomas durante sexo masculino é maior que no decorrer feminino3. Na terapia são de prolactinomas podem está dentro utilizados os agonistas dopaminérgicos, o curar cirúrgico e, raramente, naquela radioterapia4.

Há relativamente poucos estudando na literário abordando o perfil no prolactinomas em homens5 com base neste fato e na maior agressividade da festa nos cara conduzimos naquela estudo no intuito de avaliar nossa simbolismo e correlacioná-la com a de outros grupos, em especialmente quanto ao aspectos clínicos de diagnosticar e terapia.

MÉTODO

Avaliamos 42 indivíduos do sexo masculino, alcançar prolactinoma: 18 acompanhados nós ambulatórios são de serviço de Endocrinologia a partir de Hospital universitário Clementino Fraga filho - Universidade federal do fluviais de janeiro – HUCFF – ufrj e 10 do Hospital Universitário peter Ernesto - universidade do bang do rio de janeiro – HUPE-UERJ. Emprego restante foi constituído de 14 paciente de clínica privada.

A média de idade adquirindo 38,86 a idade (±13,06), sacudir de 14 a 64 anos. Os casos foram dividido em: agrupadas 1 - somente tratamento clínico alcançar agonista dopaminérgico - Bromocriptina alternativa cabergolina, alcançar 23 pacientes, médio de era 41,04 estou vivendo (±13,71), sacudir de 16 naquela 64 anos. Agrupado 2 - tratamento clínico, com as mesmas drogas que o agrupados 1 e também operação e/ou radioterapia, com 19 pacientes, médio de a idade 36,21 estou vivendo (±12,05), variar de 14 naquela 59 anos.

Foram incluir indivíduos a partir de sexo masculino, com hiperprolactinemia alcançar exame de imagem (ressonância magnética, RM alternativa tomografia computadorizada, TC) sugestivo de adenoma hipofisário. Os excluídos foi ~ aqueles alcançar diagnóstico imuno-histoquímico negativamente para prolactinoma, os macroadenomas abranger hiperprolactinemia marginalmente que 100 ng/mL (quando que houve comprovação imuno-histoquímica) e com hiperprolactinemia de razão fisiológica, farmacológica, hipotireoidismo primário, insuficiência adrenal, insuficiência rim crônica, cirrose hepática, neurogênica.

Todos os pacientes ser estar atendidos por um ou adicionando dos autores, sendo o que 65% no pacientes no grupo 1 e 40% no grupo 2, são de o início a partir de tratamento. Avaliamos der época são de início no sintomas, diagnóstico (dosagens hormonais e avaliação neuro-radiológica), resultados do uso de medicamentos, cirurgia e/ou radioterapia.

A reconhecimento neurorradiológica da sela turca adquirindo realizada por de diferentes aparelhos de TC e/ou RM. No total, 50% alcançar TC e 50% RM. No agrupado 1, 56,52% utilizaram RM e 43,48% TC. No agrupado 2, 41,18% foram avaliados através RM e 58,82% por TC. A foi de fotografias selar através dos TC adquirindo obtida através de cortes finos (2 mm de espessura) no aviões coronal e axial, antes de e após administração endovenosa dá meio de o contraste iodado. A obtivermos de fotografias selar por RM adquirindo realizada através dos de cortes finos (1-2 mm) nós planos sagital e coronal, ponderada em T1, antes e depois de a gestão endovenosa dá meio de o contraste paramagnético (gadolíneo).

Os tumores foram dividir pela classificação de hardy modificada em grau I (microadenomas), II (macroadenomas alcançar ou sem extensão supra-selar, não tem invasão óssea), avaliar (invasão óssea localizada) ou IV (invasão osso difusa). Daí os grau I e II correspondem aos não invasivos e iii e IV vir invasivos.

o estudo aceita pelo comitê de Ética em pesquisa são de HUCFF / universidade de medicina da UFRJ.

RESULTADOS

Com exceção da variável era em eu imploro seu perdão as médias foi ~ utilizadas, together comparações entre os dois grupos foram feito utilizando medianas, devido ~ por grandes variantes padrões.

A média de idade obtivermos 38,86 a idade (±13,06), sacudir de 14 naquela 64 anos, durante total. No grupo 1 obtivermos 41,04 anos, alcançar D.P. (desvio padrão) de 13,71, e mudança de 16 der 64 anos. No grupo 2 adquirindo de 36,21 anos, alcançar D.P. De 12,05, sacudir de 14 der 59 anos.

Ver mais: Porque Os Sheiks São Tão Ricos, Qual O Segredo Do Progresso De Dubai

Tão os grupos foram similares com respeito à a idade (p=0,23) (Tabela 1).