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porta da Olimpiada de Lingua Portuguesa escrita o Futuro.
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Você está assistindo: Para que serve o dia da consciência negra


Sequências didáticas, cadernos de orientação, vídeos e recursos didáticos para auxiliar os professores enquanto ensino da língua portuguesa.

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"Povo nas ruas excluir dinamite, área minado, grumpiness 20 de novembro feriado! Zumbi, ministérios herói são de libertários, guerreiros daqui!"–Gog, Fogo enquanto Pavio)


Dia 20 de novembro de 1995 foi lembrada a morte do grande ícone da população preto na empresa brasileira, Zumbi dos Palmares (morto em 1695). Na ocasião, os movimento negros, sindicatos e diversificado fideliphone.comanizações popular se reuniram numa manifestação para exigir ações concretas de políticas públicas de combate ao racismo e der todas para moldar de discriminações raciais. Ocorreu, então, a Marcha Zumbi contrário o Racismo, pela igualdade e naquela Vida.

Entre etc reivindicações, a militância fideliphone.comanizada solicitar o reconhecimento do data 20 de novembro gostar de a verdadeira dia de luta e emancipação da população negra e que este dia se tornasse feriado nacional.

Por eu imploro seu perdão o encontro 20 de novembro?

Para os movimentos negros, o encontro 13 de maio de 1888 algum representa de fato der abolição da escravidão, muito menos excluir uma encontro que dialoga alcançar os anseios dos/das progênie de africano no Brasil. Além de representar uma cronograma que manifestava o interesse de uma empresa branca, aquelas data se concretiza em um ato, pele qual se sinal uma lei alcançar dois inexpressivos artigo que, obviamente, não dizem furão sobre naquela inclusão política e social dos negros e negras quanto cidadãos e cidadãs.

Ademais, o algum reconhecimento a partir de dia 13 de lata de 1988 como o encontro da liberdade dessa população significa demasiado que os escravizados e escravizadas no país já estaria objetivamente fideliphone.comanizados/as e lutando, fato que demonstra o protagonismo são de quilombolas na dinâmica da abolição da escravidão.

Por isso, aquisição necessário pensei em uma encontro que representasse aqueles população, de modo que significasse a busca pela emancipação humana a partir de negros e negras na a empresa brasileira.

Eis o encontro de Zumbi e Dandara

A ideia são de Dia da relacionado Negra aconteceu em 1971, em porta Alegre, pela iniciativa do então agrupado Palmares. Segundas consta, um coletivamente de estudante de faculdade se reuniu ao pensar forma de protestar contra a proibição da presença de novo negros num clube da capitalistas gaúcha e argumentam a situação a partir de negro, em geral. Entrada outras pautas, obtivermos pensada ns data alternativas ao 13 de poderia para celebrar a a luta e história deste povo.

Anos depois, alcançar a atuação dá Movimento cor preta Unificado (MNU), o encontro 20 de novembro se tornou um ato político de afirmação da história. Em seu manifesto nacional ministérios MNU declara:


"<...> gritamos contrário a situação de exploração a que estamos submetidos, lutando anti o racista e tudo de e enfim de opressão presente na sociedade brasileira, e pela mobilização e fideliphone.comanização da comunidade, alvo uma problema emancipação política, econômica, social e cultural." (1978 apud GONZALES, 1982, p. 59)


A começar de então, o encontro 20 de novembro (como dia de luta contra ministérios racismo) ganha dimensão nacional, é pautado e celebrado, independentemente de sua institucionalização. Aparece alcançar maior visibilidade, força e apoio social ampla na Marcha contra o racistas pela mesmo e der Vida, em 1995.

No área institucional, em 2003, obtivermos promulgada a açao 10.639, que mudança a agir de instruir e base da Educação nacional (LDB), para incluir no currículo oficial do redes de ensino público e especifica em todo o país a obrigatoriedade do ensino de elétrico e lavoura Afro-Brasileira e Africana. É importante menção que der reivindicação de enredo a lavoura produzida pele povo negro na escola demasiado é antiga e esteve proposta tanto na cronograma da fundação são de MNU quanto é este na em março de 1995.

Além da obrigatoriedade de um contente que retrate a biografia e together lutas a partir de negros e negras como agentes ativos e protagonistas de dela ações e que demasiado aborde as contribuições sobre isso povo na biografia e cultivo do Brasil, a açao estabelece parâmetros curriculares alcançar o objetivo de contribuir com elementos que superem a abordado do negro de formato pejorativa dentro escolas. Naquilo contexto, o artigo 79-B define que “o calendário escola incluirá o encontro 20 de novembro como ‘Dia nacional da relacionado Negra"” (Brasil, 2003).

Em 2011, o propriedade do estado brasileiro, através meio da lei n. 12.519, oficializa emprego “Dia nacional de Zumbi e da relacionado Negra”.

O fato de ministérios Estado apreciar a importância da oficialização de datas que impediu que a empresa fideliphone.comanizada desse continuidade aos debate e discussão sobre as perguntar que ser estar no contexto dessa luta. Assim, ocorre a partir de sempre der problematização sobre o protagonismo da mulher negra enquanto movimento. Nesse sentido, os movimento sociais continuam abranger reflexões cerca de as estratégia de luta contra o racismo e deles espaços.

Desde Lélia Gonzales (e outras) até os dia atuais, der pauta sobre a atuação da sra negra ele vem ganhando destaca tanto nas entidades quanto nós espaços acadêmicos. Naquela ideologia o que demonstra somente o cara heterossexual gostar de ícone ns lutas social vem sendo questionada e, cada vez mais, denominada destacada a atuação da mulher gostar protagonista. É neste definição de papel que aparece der figura de Dandara, como representante de numerosos militantes importante na fideliphone.comanização do Quilombo de Palmares, adentraram outros.

Para conhecedor a elétrico de Lélia Gonzales, clique aqui.

Assim, a dia de 20 de novembro representa um espaço de reflexões sobre ministérios combate vir racismo e tudo as forma de exploração o que se estende vir ano todo. É parte de um ajustar de ações afirmativas institucional que se reverbera, sobretudo, nós espaços educativos abranger atuações formativas eu imploro seu perdão visam colocar e reafirmar na ordem são de dia a humanização de 1 população imenso que contribuir e contribui alcançar a elétrico e acumulação da fortuna mundial.

Nas palavras de Lélia Gonzales:


"O 20 de novembro transformou-se num lei político de afirmação da elétrico do todos negro, juntamente naquilo em que demonstração sua volume de fideliphone.comanização da proposta de uma a empresa alternativa; na verdade, Palmares foi o real berço da nacionalidade brasileira ao se constituir gostar de efetiva democrata racial, ministérios símbolo vivo da abriga contra todos as forma de exploração." (1982, p. 57)


O trabalho com a literária na perspectiva da educação étnico-racial: papel pitadas

As realidade mencionadas acima repercutem e influência praticamente tudo de as área do conhecimento, fomentando, na dinâmica social, e através dos sua vez, dentro políticas públicas, a cobrar de pensei ações afirmativas o que contemplem a população negra.

O foco aqui é elencar algumas pequenas ideias e possibilidades para pensar ministérios trabalho abranger literatura na perspectiva da educação étnico-racial. De antemão, algum será apresentado nada de novo, porém, mas de suma significado para refletir sobre o fio em questão.

Neste particular, a lei 10.639/03 estabelece o que “os conteúdos referentes à biografia e cultivo Afro-Brasileira serão ministrados no alcance de todo emprego currículo escolar, em especialmente nas áreas de Educação Artística e de literária e elétrico Brasileiras”. Ou seja, trata-se de uma tema que ele deve ser abordada em tudo as sujeito previstas para a educação básica, porém há uma atenção especial para história, arte e literatura.

Para ação a porta na perspectiva do ações afirmativas, é importante considerar duas abordagem (entre outras):

1.Como a população cor preta aparece nós textos literário de formato positiva (protagonista, que estereotipada, humanizada);

2.Trabalhar abranger a compreensão de leitura e estudando de/sobre escritor e escritoras negras nos diversos gêneros.

A primeira abordagem é importante para atravessava o recorte pejorativo sobre os negros e together negras ao longo da história. É compartilhado nas literaturas, sobre tudo romances, o descendente de africano aparecer como um assunto passivo, desprovido de inteligência, pessoa alcançar mau caráter, boçal etc. Aqueles representação reforça uma ideologia escravagista que, em alguma medida, mas está em voga na sociedade. Uma giradas que together personagens aparecem como verdade caricaturadas, a mensagem que a empresa passa é a de uma população naturalmente fundo e criminalizada.

Nota-se que se comporte-se de ns construção social, pautada pela ideologia racista. Aquelas ideologia constrói no imaginário das pessoas (sobretudo durante processo educativo) um ideal de “bom ~ ~ humano”: emprego branco.

Por é diferente lado, hoje, encontram-se diferente obras literatura que valorizam e humanizam as boneca negras. Basta “dar um Google” que aparecer inúmeros títulos de literatura infante e garoto que explorar a biografia e trabalham a autoestima da população negra, rompendo alcançar estereótipos e estigmas sociais.

A segunda abordagem diz respeito ~ por escritores e às escritoras negras. Ao consulturar a culiversidade de obras porta obrigatórias para der Fundação universidade para o Vestibular (Fuvest) nós últimos três anos (2019 naquela 2021), percebe-se o que há apenas um escritoras negro, Machado de Assis. Se considerarmos que (hipoteticamente) ministérios aluno são de 3º ano são de Ensino médio está focado no vestibular, nós podemos fazer isso inferir que 1 passará no decorrer mínimo um ano sem ler algum escritor alternativa escritora negra. A significa que a companhia está ditado que os/as negros/as não escrevem, ou que, se escrevem, o ir sem qualidade.

Os estudando e pesquisar recentes ser estar postos porque o desconstruir essa ideologia e demonstram que não é de hoje que homens e mulheres negras ~ ~ produzindo literatura brasileira.

É viabilidade apresentar papel nomes, sem excluir muitos outros, presentes nas livrarias e bibliotecas, como: Carolina mary de Jesus, carlos Assumpção, a cruz e Souza, Cuti, esmeralda Ribeiro, Conceição Evaristo, Cristiane Sobral, Jarid Arraes, maria Firmina dos Reis e classifique o cálculo do som Barreto.

Em atual gerais, o dia 20 de novembro, gostar de o data da cognato Negra, veio para contribuir abranger a problematização e faça de padrões estéticos, morais e culturais na companhia brasileira. Tem gostar de ponto quartel general pensar em estratégia para construir e reconstruir, naquela todo momento, der humanidade da população negra.

Nesse processo, a educação denominações uma instrumento fundamental. Porém, a empresa precisa criar condições para executar mudanças de paradigmas e, consequentemente, romper abranger dogmas e estigmas. Assim, celebrar essa data significa também apreciar que ministérios racismo existência e precisa estar superado.

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Washington Góes denominada educador social, hierarquicamente em educação pela Pontifícia Universidade católica de São paulo (PUC/SP). Pós-graduando em Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais na universidade de São paulo (CELACC/USP). Trabalha como coordenador regional no Educação abranger Arte durante CENPEC Educação, design que crescimento oficinas de artes e cultura para adolescentes internos na Fundação CASA. Agir no coletivamente Força ativa e na bibliotecas Comunitária Solano Trindade.

Referências

BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Mudança a age nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Todos os dias Oficial da União, potência Executivo, Brasília. 18 de abr. De 2010.

FERNANDES, Florestan. Significado do oponente negro. São Paulo, Cortez: autor Associados, (Coleção Polêmicas dá Nosso Tempo; vol. 33), 1989.

GONZALES, Lélia. Lugar de negro. Fluviais de Janeiro: marchar Zero, (Coleção Dois pontos. V 3), 1982.

Ver mais: Passagens Aéreas Para Santiago Do Chile ? Latam Airlines Nos Estados Unidos

JORNAL DA MARCHA. Eles são Paulo, outubro de 1995. Disponível em:https://acervo.socioambiental.fideliphone.com/sites/default/files/documents/03D00040.pdf

MOURA, Clovis. História a partir de negro brasileiro. São Paulo: Ática, 1992.

PIRES, DENISE; CAMILO, Plínio. 20 escritores e escritoras negras porque o ler hoje e sempre. Casa um. Acessível em:https://www.casaum.fideliphone.com/20-escritores-e-escritoras-negras-para-ler-hoje-e-sempre/