Introdução

O disco rígidoHD (Hard Disk) ou HDD (Hard disc Drive) — denominada o dispositivo de armazenamento de dados acrescido utilizado nós computadores. Isto tipo de acessórios guarda são de os seus arquivos pessoais até ~ informações utilizadas exclusivamente pelo sistema operacional.

Você está assistindo: Para que serve o disco rigido

Neste artigo, você aprenderá gostar de um HD funciona e conhecerá múltiplo recursos relacionados, como IDE, ATAPI, DMA, SATA, cache (buffer), NCQ, adentraram outros.

Links diretos:

- Surgimento são de HDs- componente e funcionamento no HDs- dimensões dos HDs (2,5 e 3,5 polegadas)- disco lógica- Discos- Pratos e eixo- Cabeçote de lendo e gravação- Atuador- creditada e leitura de dados- Interfaces de comunicação- Interface ide (PATA)- técnica ATAPI e EIDE- DMA e UDMA- interface SATA (Serial ATA)- user interface SCSI- Cache (buffer)- gravação perpendicular- técnicas LMR, PMR, CMR e SMR- HAMR e MAMR- NCQ (Native Command Queuing)- Capacidade real de armazenamento- Parâmetros de desempenho- Seek time (Tempo de Busca)- Latency time (Tempo de Latência)- Transfer rate (Taxa de Transferência)- Access time (Tempo de Acesso)- MTBF: tempo médio entrada falhas- S.M.A.R.T.- HD externo

*
HD Seagate de 10 TB

Surgimento no HDs

O disco rígido denominada um dispositivo de armazenamento antigo, mas que evoluiu — e tantos, muito — abranger o passar dos anos. Um são de primeiros HDs o que surgiram foi o eu imploro seu perdão equipou o IBM 305 RAMAC, calculadora que entrada em operação em 1956.

Esse HD era isso pode ser de armazenado até 5 MB de dados (um avanço para naquela época) e possuía dimensões enormes.

Com o cruzando dos anos, os HDs foram ganhando mais capacidade de armazenamento e, paralelamente, se sim menores, menor custosos e mais confiáveis.

Apenas para ilustração o quão "gigantes" eles são os em primeiro lugar modelos, der foto debaixo mostra um disco rígido utilizado pelo metrô de São pólo em seus primeiros anos de operação. O aparelho esteve em dando no central de direção Operacional da empresa no anos:

*
Antigo HD a partir de Metrô de elas Paulo

Componentes e funcionamento a partir de HDs

Para que você possa para entender o funcionamento básico dos discos rígidos, antes, precisa conhecedor seus principalmente componentes. Os lá mencionados discos, na verdade, ficam guardados dentro de uma sino de caixa de metal.

Essas caixas são seladas para evitar a entrada de material externo, pois até ~ uma pequena partícula de poeira pode danificar os discos. Isso significa que, se você abrir um HD em um ambiente despreparado e sem ministérios uso a partir de equipamentos e a partir de técnicas apropriadas, terá coisas grandes chances de causar danos naquela ele.

Vamos vir detalhes, começar pelas dimensões físicas.

Tamanho no HDs (2,5 e 3,5 polegadas)

Fisicamente, os HDs eles podem fazer ter tamanho variadas, indo são de o tamanho de uma caixa de fósforos até chegar a peças grandalhonas, gostar de o já mostrado disco apertado utilizado pelo metrô de eles são Paulo. Felizmente, a indústria criou padrões de tamanhos para facilitar o uso dos HDs nós computadores.

As dimensões acrescido comuns são, dar ordem, de 3,5 polegadas (medida representada cabelo caractere ") e 2,5 polegadas. Esses medições dizem respeito ao diâmetro no discos. Maiores, as unidade de 3,5 polegadas são baixo empregadas em desktops, workstations e servidores, devido a que HDs de 2,5 polegadas são comuns em notebooks e computadores com dimensões reduzidas.

Há demasiado discos que podem ter, pela exemplo, dimensões de 1,8 alternativamente 1 polegada. Essas unidades são raras e usualmente ser usado em dispositivos portáteis, como reprodutores de áudio.

*
HDs de 3,5 e 2,5 polegadas

Placa lógica

Para que você provavelmente ter ideia de como os HDs funcionam, é conveniente saber como esses dispositivos elas organizados. As imagens a seguir ajuda nessa tarefa.

A figar na sequência mostra um HD visto através dos baixo. Note o que essa ajuda contém ns placa com chips. Trata-se da placa lógica, artigo que reúne componentes responsáveis por diversas tarefas. Um deles é um chip conhecido como controlador, que gerencia uma series de ações, gostar de a mover dos placa e do cabeças de leitura / creditado (mostradas adicionando à frente), o envio e recebimento de dados entrou os placa e emprego computador, e até rotinas de segurança.

*
Placa lógica de um HD

Outro ingrediente comum à discos lógica denominada um minúsculo chip de memória que é usado para buffer (ou cache). Ajustar a ele a desistir de armazenado pequenas quantidade de dados durante naquela comunicação alcançar o computador.

Como isto chip alcança lidar abranger os dados de maneira acrescido rápida eu imploro seu perdão os placa rígidos, dele uso agiliza ministérios processo de transferência de informações. HDs ancestral tinham cache de 1 alternativa 2 MB. Modelos atual podem ter buffer grandemente maior, de 512 MB, através exemplo.

Discos

Agora chegamos à parte interna são de HDs (isto é, ao interior da "caixa"). Der foto debaixo mostra um HD aberto. Keep in mind que tenho indicativos que descrevem os componentes acrescido importantes:

Pratos e eixo

Eis ministérios componente adicionando importante. Os pratos correspondem aos discos nos quais os dados são eficaz armazenados. Sobrenome são feitos, geralmente, de alumínio alternativamente de um modelo de decisão recoberto pela material magnetismo e pela uma camada de coisas protetor.

Quanto mais denso porque o o essa magnético, maior excluir a capacidade de armazenamento dá disco. Note que os HDs alcançar grande capacidade contam abranger mais de um prato, um sobre emprego outro. Eles ficam posicionados em um eixo doar por fazê-los girar.

Os HDs adicionar comuns giram naquela 7.200 RPM (rotações através dos minuto), mas ~ há modelo que alcançam a suspeita de 10.000 alternativamente até 15.000 rotações. Em notebooks, convencionou-se emprego uso de discos rígidos alcançar 5.400 RPM.

*
Interior de um HD

Cabeçote de compreensão de leitura e gravação

Os HDs contam alcançar um componente chamado cabeçote de leitura e gravação (ou cabeça). Trata-se de um pequeno agenda que incluir uma pé que utiliza impulsos magnéticos para manipular as moléculas da superfície são de disco e, assim, gravar dados.

Normalmente, sim uma cabeça porque o cada lado dá disco. Esse item denominações localizado na gorjeta de um dispositivo denominado braço, eu imploro seu perdão tem naquela função de posição os cabeçotes acima de da superfície a partir de pratos.

Olhando através dos cima, tem-se naquela impressão de que naquela cabeça de leitura e ganhou toca nos discos, mas isso não ocorre. Na verdade, naquela distância entrou ambos denominações extremamente pequena. A bases é feita pelos já citado impulsos magnéticos.

HDs atual podem ter cabeçotes com dois componentes, um anexar pela creditado e outro direcionado à leitura. Em dispositivos acrescido antigos, ambas as funções são executadas através dos uma apenas um cabeça.

*
Cabeça e oito de um HD

Atuador

Também é chamado de voice coil, emprego atuador é o aderiu por realocar o braço acima de da superfície a partir de pratos e, alcançar isso, deixaram que os cabeçotes façam o seu trabalho. Para que naquela movimentação ocorra, ministérios atuador incluir em dele interior uma footbag que é "induzida" através dos imãs.

Note que ministérios trabalho entre esses os componentes tem que está dentro preciso. Emprego simples fato de der cabeça de lendo e creditado encostar na superfície de um prato excluir suficiente para causa danos naquela ambos. Naquela pode ocorrer em circunstancias de quedas, pela exemplo.

*
O atuador em destaque

Gravação e compreensão de leitura de dados

A superfície de ganhou dos pratos é composta pela materiais sensíveis ao magnetismo, como óxido de ferro. O cabeçote de compreensão de leitura e gravação manipula together moléculas entre eles material pela meio de deles polos. Ao isso, der polaridade ns cabeças mudo em ns frequência muito alta: no decorrer está positiva, arrastar o pólo negativo a partir de moléculas e vice-versa.

Os bits (representados através 0 e 1) eles são gravados de acordo abranger essa polaridade. No decorrer processo de leitura de dados, ministérios cabeçote simplesmente "lê" o campo magnético gerado pelas moléculas e gera uma cadeia elétrica correspondente, quem variação excluir analisada pele controlador a partir de HD para determinar os bits.

Para der "ordenação" dos dados no HD, excluir utilizado um plano conhecido como geometria a partir de discos. Nele, o disco é compartilhar em cilindros, trilhas e setores:

*
Geometria de disco

As trilhas elas círculos que começo no central do disco e vão até ~ a sua borda, como se passou a ser um dentro são de outro. Esses trilhas elas numeradas da prancha para ministérios centro: der trilha eu imploro seu perdão fica adicionar próxima da extremidade do disco é denominações trilha 0, der trilha o que vem em depois é chamada telefónica de trilha 1 e portanto por diante, até ~ chegar à trilha mais próxima dá centro.

Cada trilha denominações dividida em trechos regulares excluir setores. Por setor tem uma volume específica de armazenamento (geralmente, de 512 bytes).

E os cilindros? Eis um dotes interessante. Amigo já sabe o que um HD pode armazenar vários pratos, sendo que sim uma cabeça de compreensão de leitura e creditada para por lado no discos. Imaginar que excluir necessário ler der trilha 42 a partir de lado superior dá disco 1. O pobre movimentará a cabeça até aquelas trilha, mas pendência as muitos se posicionarem de formato igual.

Isso acontecer porque, normalmente, o pobre se movimenta de uma só vez, dental é, ele algum é isso pode ser de mover uma cabeça porque o uma trilha e uma segunda-feira cabeça ao outra.

Assim, quando a cabeça denominações direcionada à trilha 42 dá lado superior dá disco 1, todas as muitos cabeças ficam posicionadas sobre a mesma trilha, apenas que em seus respectivos discos. Enquanto isso ocorre, damos o nome de cilindro. Em etc palavras, cilíndricas é naquela posição a partir de cabeças cerca de as verdade trilhas de seus relacionado discos.

Note que é necessário preparar os placa para receber dados. Isso denominações feito através meio de um processo conhecido gostar formatação. Sim dois tipos: formatação física e formatação lógica. Ministérios primeiro tipo excluir justamente naquela "divisão" dos placa em trilhas e setores. Esse procedimento denominações feito na fábrica.

A formatação lógica, através sua vez, inclui na formulários de um sistemas de arquivos apropriado a por sistema operacional. Por exemplo, ministérios Windows é pode ser de trabalhar alcançar sistemas de arquivos FAT e NTFS. Ministérios Linux pode trabalhar abranger vários sistemas de arquivos, entre eles, ext3 e ReiserFS.

Interfaces de comunicação

Os disco rígidos elas conectados aos computador por meio de interfaces habilidade de transmissão os dados entrada um e diversos de método segura e eficiente. Sim várias tecnologias porque o isso, existência as adicionando comuns os padrão IDE, SCSI e, atualmente, SATA. Vamos der elas.

Interface principle (PATA)

A interface IDE (Intelligent drive Electronics ou Integrated drive Electronics) até é conhecida como ATA (Advanced modern technology Attachment) ou, ainda, PATA (Parallel Advanced modern technology Attachment). Trata-se de um padrão que chegou para valer vir mercado na era da velho linha de processadores 386.

Como der popularização sobre isso padrão, as placas-mãe passaram der oferecer dois conectores ide (IDE 0 alternativamente primário; e principle 1 ou secundário), sendo que para um é pode ser de conectar até dois dispositivos.

Essa conectada é feita ao HD (e a outros dispositivos compatíveis com a interface) através meio de um cabos flat (flat cable) de 40 vias. Posteriormente, chegou aos mercado um cabos flat de 80 vias naquela fios extras servem porque o evitar naquela perda de dados causada através ruídos (interferência).

Como denominações possível conectar dois dispositivos aos mesmo cabo, uma junior peça com interior de metal ligar jumper denominada posicionada na ajuda traseira são de HD (ou de outro equipamento que faz uso do mesmo modelo de interface).

*
Cabo level de 80 rota — note ministérios conector além disso no meio do cabo

*
Cabo flat conectado aos HD

A disposição entre eles jumper varia conforme o fabricante, mas sempre tenho uma localização que, se usada, determina que aquele dispositivo é primário e outra que determina eu imploro seu perdão o ingrediente é secundário. Esse denominações um em vez de ir o computador "descobrir"quais dados correspondem a para dispositivo.

Sim, isso significa que, se houver dois HDs "setados" igualmente gostar primários ou secundários, o computador poderá ter difícil para reconhecê-los.

Muitas vezes, denominações possível fazer essa distinção automaticamente. Incluído caso, costuma-se usar os jumpers de ambas os dispositivos em uma terceiro posição: cable select. Acima de de regra, essa configuração faz a escolha da unidade primária fique para o dispositivo conectado à ponta dá cabo.

*
Traseira de um HD ide (PATA) — observe ministérios conector e ministérios jumper

*
Orientação a partir de fabricante são de HD quanto der posição dá jumper

Por estar muito antiga, naquela interface IDE cair em desuso.

Técnicas ATAPI e EIDE

Na user interface IDE, ~ é possível conexão outros dispositivos, gostar de unidades de CD / DVD. Para que naquela ocorra, faz-se usar de um padrão conhecido como ATAPI (Advanced an innovation Attachment Packet Interface), eu imploro seu perdão funciona como uma extensão para tornar naquela interface ide compatível abranger os falando dispositivos.

Vale frisar que ministérios próprio computador, por meio de dele BIOS e/ou do chipset da placa-mãe, reconhece o que tipo de dispositivo está concatenação às entradas ide e utiliza a tecnologia correspondente (em geral, ATAPI para unidades de CD / DVD e outros; ATA para discos rígidos).

Como já dito, para interface concept de 1 placa-mãe pode trabalhar alcançar até dois dispositivos simultaneamente. Isso excluir possível ação de graças à EIDE (Enhanced IDE), alargamento do IDE feito para que naquela último possa aumentam a rapidez de transferir de dados dos placa rígidos e, claro, deixaram a conectada de dois dispositivos em cada cabo flat.

*
Conexão concept em 1 placa-mãe

DMA e UDMA

Antigamente, espetáculo o processador tinha acesso direto ~ por dados da memória RAM. Se não outro componente precisasse de o que na memória, sim que pendência esse acesso por intermédio são de processador.

Com os HDs não era diferente e, como consequência, havia certo desperdício a partir de recursos de processamento. Felizmente, 1 solução algum demorou der aparecer: um esquema ~ DMA (Direct storage Access). Gostar o próprio nome diz, aqueles técnica tornou viabilidade o acesso direto à memória pelo HD (e outros dispositivos), sem exigem de "auxílio" direto a partir de processador.

Quando ministérios DMA que está em uso, coloquial entra em ação um plano de transferência de dados conhecido gostar de modo PIO (Programmed I/O), abranger o qual, grossamente falando, o processador executa naquela transferência de dados entre o HD e a comemoro RAM. Cada regime PIO trabalha alcançar uma cobranças distinta de transferência de dados:

PIO 0: 3,3 MB/s (megabytes pela segundo)PIO 1: 5,2 MB/sPIO 2: 8,3 MB/sPIO 3: 11,1 MB/sPIO 4: 16,7 MB/sPIO 5: 20 MB/s

Existe até um critério conhecido gostar Ultra DMA (ou UDMA). Essa especificação permitido transferência de dados a uma suspeita de, pelo menos, 33,3 MB/s.

O padrão UDMA algum funciona se espetáculo for suportado cabelo HD: é necessário que der placa-mãe ~ o suporte, situação contrário, ministérios HD trabalhará alcançar uma cobranças de transferência inferior.

Eis o porquê: sim quatro modelo básicos de ultra DMA: UDMA 33, UDMA 66, UDMA 100 e UDMA 133. Os números dentro siglas representar a cardeais de megabytes transferida através dos segundo. Assim, ministérios UDMA 33 transmite vir computador dados a até ~ 33 MB/s; ministérios UDMA 66 comprometer-se o mesmo atuavam a até ~ 66 MB/s e então por diante.

Agora, gostar de exemplo, imaginar que você configuração um HD UDMA 133 em dele PC. Enquanto entanto, a placa-mãe suporta apenas um UDMA de 100 MB/s. Isso não significa que seu HD importar ficar inoperante. Emprego que vai acontecer é que seu computador somente trabalhará alcançar o HD na taxa de transferência de até 100 MB/s, algum na taxa de 133 MB/s.

Interface SATA (Serial ATA)

A especificação SATA (Serial ATA) tornou-se critério no mercado através dos oferecer várias méritos em relação ~ por PATA, como taxas de broadcast de dados acrescido alta, dispensa de usar de jumpers, cabo de conexão e alimentação mais finos (facilitando a circulação de ar dentro do computador), entrada outros.

*
Cabo SATA

A interface SATA que conta alcançar o planejar de permitir dois dispositivos através cabo, contudo isso não chega a ser um problema: como seu conector denominações pequeno, sua instalação é adicionar fácil, através dos isso, é comum encontrar placas-mãe que sim quatro, seis alternativa até oito conectores naquilo padrão.

*
Portas SATA em uma placa-mãe

Na transferência de dados, naquela interface SATA pode alcançar taxas máximas teóricas de acordo com o seu tipo:

SATA I: até ~ 150 MB/sSATA II: até ~ 300 MB/sSATA III: até ~ 600 MB/s

*
Cabo SATA e cabo de energético conectados aos HD

Para saber adicionando sobre der interface SATA, acesse ministérios seguinte texto:

Interface SCSI

A user interface SCSI (Small Computer sistema Interface) — normalmente pronunciada como "iscãzi" — denominada uma especificação antiga, criar para deixaram transferências de dados de até 640 MB/s (megabytes através segundo).

Como aqueles é 1 tecnologia complicado e, consequentemente, acrescido cara, sua utilização nunca aquisição comum em ambientes domésticos, a algum ser através usuários que podiam investe em calculadora pessoais acrescido potentes. Sua aplicação sempre foi adicionando frequente em servidores.

Com o cruzando do tempo, naquela interface SCSI perdeu espaço para der tecnologia SATA. Saiba acrescido sobre essa especificação no decorrer texto tecnologia SCSI.

Cache (buffer)

Ao procurar pelas especificações de um disco rígido, você certamente verá um itens de nome cache ou buffer, já mencionado neste texto. Trata-se de é diferente recurso criar para aperfeiçoar o desempenho a partir de dispositivo.

Os HDs, por si só, algum são extremamente rápidos. Pequeno adianta contar alcançar processadores aplicativo se o acesso aos dados no HD prejudica ministérios desempenho geral. 1 maneira estabelecer pelos fabricante para amenizar isto problema obtivermos a executar de uma pequena quantidade de celebremente rápida no dispositivo. Estamos falando do cache.

Para aquelas memória vão, de formato temporária, sequências de dados que ~ ~ relacionadas à em formação que isto é sendo tratada no momento. Com essas sequências durante cache, diminui-se a cardeais de procedimento de leitura, pois, muitas vezes, os dados requisitados já are ali.

O buffer também capaz utilizado para processos de gravação: se, por algo motivo, algum for viabilidade gravar um dado imediatamente depois de a solicitação, emprego controlador da unidade pode "jogar" esta informação enquanto cache ao gravá-la em breve em seguida.

A cardeais de cache acessível varia muito: 2 MB, 64 MB, 256 MB e 512 MB, através dos exemplo. Quanto acrescido sofisticado denominações o HD, maior tende naquela ser o dele buffer.

Gravação perpendicular

Você tendência já reparou que, alcançar o cruzando do tempo, a volume de armazenamento dos HDs aumentou consideravelmente, sem que naquela tenha resultado em dispositivos fisicamente maiores. Há papel truques porque o isso, gostar de empilhar discos dentro da unidade. Mas o diferencial isto é em tecnologia ligadas aos processo de gravação e à densidade dos discos.

Quando falamos de densidade estamos nós referindo, essencialmente, à cardeais de dados que pode ser armazenada em um espacial determinado. Naquela ideia excluir fazer por vez adicionando dados sim gravados sem requerimento de aumentar esse espaço. Para isso, uma do técnicas mais utilizadas actuais é a gravação perpendicular.

Antes, excluir necessário compreendo o que é gravação longitudinal. Trata-se de uma técnica antiga, mas que somente começou naquela perder espaço com a popularização dos discos rígidos SATA.

Como tu já sabe, a creditado de dados em um HD é possível graças ~ por eletromagnetismo. Em poucas palavras, uma corrente elétrica excluir gerada para crio um pequeno área magnético na cabeça de lendo e gravação.

Esse campo causa influência nas partículas presente na superfície são de disco, fazendo-as ficarem organizadas de acordo com a polaridade (negativa alternativamente positiva). Um ajustar de partículas magnetizadas de uma forma alternativamente de outra denominações que determina se ministérios bit gravado denominações 0 ou 1.

Ao passar através dos uma área já gravada porque o realizar der leitura de dados, a cabeça utiliza indução elétrica alternativa resistência para "capturar" o campo magnético existir ali, permitindo naquela obtenção a partir de dados.

Até um passado que muito distante, ministérios processo de creditada era freqüentemente feito der partir do ligação horizontal — isto é, lado a lado — ns partículas presente na superfície dá disco.

Para fazer adicionar dados tenho gravados durante mesmo espaço e assim aumentar a volume de armazenamento da unidade, os disco passaram der ser fabricados alcançar partículas cada rotação menores. O problema é que tenho um limite físico para isso.

A indústria veio a um dotes em que tornou-se possível importar partículas ainda acrescido reduzidas, mas cuscusever pequenas que naquela proximidade adentraram elas poderia provocar um é feito de desmagnetização, levando à derrota de dados.

Com a gravação longitudinal chegando aos seu limite, naquela indústria ele tinha que procurar alternativas. É aí que no em estágio a gravação perpendicular. Naquilo técnica, together partículas são alinhadas verticalmente, como se ficassem "em pé" bastante de "deitadas". Uma camada extra existente logo debaixo ajuda a tornar o processo ainda mais efetivo.

*
Gravação mudança longitudinal x creditada perpendicular

A creditada perpendicular algum só conseguir um aumento expressivamente a volume de armazenamento, como protege ministérios disco a partir de mencionado ameaça de desmagnetização.

Além disso, o orientação vertical torna naquela camada mais espessa, gerando campos adicionando fortes que, como tal, facilitam o atuavam da cabeça de compreensão de leitura e gravação.

Infelizmente, der técnica de creditado perpendicular ~ tem deles limites. Der saída excluir apostar em outras tecnologias, gostar HAMR e MAMR, o que você conhecerá logo mais. Antes, vamos conhecer o acepção das siglas LMR, PMR, CMR e SMR.

Técnicas LMR, PMR, CMR e SMR

A essa altitude do texto, certamente você já entendeu que naquela indústria isto é em procurar permanente de maneiras de incrementar a capacidade de armazenamento dos discos rígidos, contudo sem aumentam as dimensões físicas tal unidades.

Modificar o comportamento de gravação de dados nos discos é a principal abordagem da indústria para esse fim. Isso levou emprego mercado der ter HDs alcançar quatro tipos principalmente de técnica de gravação: LMR, PMR, CMR e SMR. Eis 1 rápida declaração sobre elas:

LMR (Longitudinal Magnetic Recording): enquanto tópico anterior, falamos de creditada longitudinal; porque bem, aquelas técnica também é conhecida pela sigla LMR;PMR (Perpendicular Magnetic Recording): da mesmo forma, PMR é a inicial para naquela técnica de gravação perpendicular de dados;CMR (Conventional Magnetic Recording): aqui a situação fica um pequena confusa, mas, resumidamente, a técnica CMR também é equivalente a à creditado perpendicular; inicialmente, a sigla CMR designava um tipo mais avançado de creditado perpendicular, mas, hoje, é compartilhado considerar CMR e PMR gostar de equivalentes, independentemente são de nível de sofisticação da técnica;SMR (Shingled Magnetic Recording): aqueles também denominações técnica de ganhou perpendicular, mas efetivamente acrescido avançada, pois, alcançar ela, os pontos de creditado na superfície ficam adicionar próximos entrada si, aumentando a densidade a partir de tipo.

Saiba mais no texto que explica as diferenças entrada LMR, PMR, CMR e SMR.

HAMR e MAMR

Os esforço da indústria para aumentar a capacidade de armazenamento dos disco rígidos até envolvem melhorar o modo gostar de os cabeçotes gravam dados nos pratos. Duas técnicas que ganhou notoriedade para isso são conhecidas como HAMR e MAMR:

HAMR: sigla para Heat assisted Magnetic Recording (algo gostar Gravação Magnética subvenção por Calor), aquelas tecnologia definições um feixe de laser extremamente fino para aquecer uma gamas microscópica são de disco de formato que adicionando dados possam ~ ~ gravados ali do eu imploro seu perdão se naquela temperatura está dentro inferior. Alcançar a tecnologia HAMR, o dotes de gravação pode com temperaturas superiores a 400 °C;MAMR: sigla para Microwave aided Magnetic Recording (Gravação Magnética subvenção por Micro-ondas, em tradução livre), aqueles técnica configura uma espécies de oscilador na cabeça de gravação que crio micro-ondas abranger frequências entrou 20 e 40 GHz para diminuir a resistência são de disco e, assim, deixaram que adicionando dados sejam registro ali.

A tecnologia HAMR adquirindo introduzida comercialmente para ele Seagate, em 2019. Já a técnica MAMR é uma solução criança adotiva pela rival Western Digital.

Saiba adicionando no carta que explicação o eu imploro seu perdão são as habilidade HAMR e MAMR nos HDs.

*
HAMR — imagem: Seagate

NCQ (Native Command Queuing)

Também denominada possível encontrar nos placa rígidos presente um a fonte de nome NCQ (Native Command Queuing) que ele pode otimizar ministérios desempenho a partir de dispositivo. Como? do um plano de reorganização pode ser de diminuir a taxa de trabalhar da unidade.

Grossamente falando, emprego NCQ funciona da seguinte maneira: bastante de naquela cabeça de compreensão de leitura e creditado seguir para pontos são de disco na ordem em que esses foram solicitados, a funcionalidade executa isto procedimento de acordo com a proximidade a partir de pontos. Assim, se o apontar 3 estiver mais perto dá ponto 1 dá que o ponto 2, a sequência de digitar será: 1, 3 e 2.

Observe naquela imagem abaixo. À esquerda, você viu a personagem de um HD sem NCQ. À direta, um HD abranger NCQ. Compare-os e perceba que, se a ordem de solicitação porque o respeitada, o HD terá mais trabalho. Mas, tendo em vista a proximidade, os acessos serão realizado de modo adicionando rápido:

O NCQ que só otimiza o digitar aos dados, como também ajuda a conseguir um aumento a destino útil são de HD pela proporcionar menos carregam dos componentes.

*
Sem NCQ x alcançar NCQ — imagem pela Wikipedia

Capacidade real de armazenamento

Fabricantes de placa rígidos como Seagate e west Digital conseguir um aumento a volume de armazenamento de seus itens constantemente. Todavia, não é raro uma pessoa adquirir um HD e verificar que o dispositivo tem algum gigabytes naquela menos do que anunciado. Será que der loja dare enganou? será que naquela formatação aquisição feita de maneira errada? será que emprego HD está abranger defeito? Na verdade, não.

Eis naquela explicação: nós HDs, one gigabyte, através exemplo, excluir considerado como sendo igual naquela 1.000 megabytes, da mesma formato que uma megabyte respeitável equivalente a 1.000 kilobytes. Os sistemas operacionais, por sua vez, considerar 1 gigabyte gostar de sendo igual der 1.024 megabytes e assim por diante.

Por conta por essa diferença, um HD de 80 GB, através exemplo, importar ter, na verdade, 74,53 GB de volume no sistemas operacional. Um HD de 200 GB vai ter, através sua vez, 186,26 GB.

Portanto, ao notar aqueles variação, que se preocupe, seu disco rígido não está abranger problemas. Tudo que passa de diferenças entrou as métricas adotadas pelas carreira de software e hardware. Saiba adicionar sobre o objeto nesta matéria sobre bits e bytes.

Parâmetros de desempenho

Ao eleição um HD, você certamente se atenta à volume de armazenamento, à interface usado e, provavelmente, aos tamanho a partir de cache, afinal, isto são as informações que acompanham der descrição dá produto. Mas sim outros parâmetros ligados ao desempenho do aparelho que ~ devem ser observados. Vamos conhecer os principais der seguir.

Seek equipe (Tempo de Busca)

O Seek Time coloquiais indica emprego tempo que a cabeça de leitura e gravação ocupação para se deslocar até ~ uma trilha são de disco ou, ainda, de uma trilha a outra. Quanto menor aquela tempo, ao melhor o desempenho, denominada claro. Esse parâmetro ele pode fazer ter algum variações o que mudam de fabricante para fabricante:

- full Stroke: refere-se aos tempo de foi movido da primeira à último trilha do disco;

- monitor to Track: refere-se aos tempo de deslocada de uma trilha para a próxima;

- Average: refere-se à média de tempo de deslocada da cabeça até uma ajudando qualquer do disco;

- Head move Time: refere-se aos tempo necessário para o acionamento da cabeça de leitura e gravação;

Essas medir são mandar em milissegundos (ms) e podem ter denomina ligeiramente diferentes ns apresentadas aqui.

Latency time (Tempo de Latência)

O Latency Time é a medida que expressar o tempo essencial para que naquela cabeça de lendo e gravação se posicione no decorrer setor são de disco que ele deve ser lido alternativa gravado. Isto parâmetro sofre afetar do tempo de rotação dos disco (atualmente de 5.400, 7.200 ou 10.000 RPM, relembrando) e demasiado é informado em milissegundos.

Transfer price (Taxa de Transferência)

Essa medida, tal como você ele deve ter ter presumido, diz respeito à honorários de transferência de dados a partir de HD. Geralmente, tenho três variações:

- taxa de Transferência Interna: indica a honorários que a cabeça de leitura e creditado consegue com para gravar dados no disco;

- cobranças de Transferência Externa: indicar a taxa máxima que ministérios HD dispor para transmissão os dados para fora e vice-versa, coloquial se limite à rapidez da interface;

- taxa de Transferência externo Sustentada: a adicionando importante ns três, a honorários sustentada estabelece uma sino de média entre as taxas interna e externa, aclamação qual a cobranças máxima durante detectar intervalo de tempo.

Access time (Tempo de Acesso)

Normalmente, ministérios Access Time é equivalente a a um calcular que combinar os parâmetros de Latency time e seek Time. Em termos práticos, essa medida expressar o tempo essenciais para se importar uma informação do HD. Novamente, quanto menor esse intervalo de tempo, melhor.

MTBF: tempo médio entrou falhas

Conhecida pela sigla MTBF (Mean time Between Failures), aquelas medida dá uma grávida da cardeais de horas ininterruptas que ministérios HD ele pode fazer funcionar sem introduzir falhas.

É preciso algum confundir esse parâmetro alcançar "prazo de validade". Se um HD tem MTBF de 400 pano horas, através exemplo, isso algum quer falar que naquela unidade somente funcionará por aqueles quantidade de tempo. Emprego tempo de funcionamento isso pode ser maior ou menor, tudo depende de uma series de fatores.

Ver mais: Pure De Batata Baroa Com Creme De Leite, Purê De Batata

Isso conseguinte MTBF denominada determinado pele fabricante alcançar base em testes e estimado feitas em laboratório. Assim, ministérios ideal denominada utilizar aquelas medida para efeitos de confiabilidade: se um HD tenho MTBF de 400 pano horas, significa o que o aparelho é, pelo menos teoricamente, adicionando confiável eu imploro seu perdão uma unidade abranger MTBF de 300 milhares horas, alternativamente seja, tem menor chances de falhar dá que este último.