Em fevereiro, uma equipe de reportagem viajou para der Amazônia, passar tempo alcançar os Sateré-Mawé, documentando sua cultura e conflitos de grande data alcançar empresas de pitman e grileiros. Isto é série análise as novas ameaça impostas ~ por grupos Sateré e indígena em todo o Brasil, à meça que eles são ameaçados pelas políticas favoráveis ​​aos ruralistas são de presidente Jair Bolsonaro. Der viagem aquisição financiada cabelo Rainforest Journalism money em associação alcançar o Pulitzer center e o Mongabay.

Você está assistindo: Para que servem os pelos pubiano

Comunidade de Fortaleza, Pará, Brasil – A cerimônia começa na aldeia de Fortaleza, durante Rio Andirá. Um ancião Sateré sopra a fumar em luvas tecidas de palha, cheio de formigas tucandeira (Paraponera clavata), o que podem medir até 2,5 centímetros de comprimento. Os inseto são conhecidos como “formigas-bala”, lá a problema da ferroada é comparável a um ferimento por arma de fogo, vir a final 18 horas, e frequentemente anexar de náuseas e vômitos.

O rito tem início alcançar uma dúzia de participantes, todos homens jovens, dançando em círculo aos redor de ns cerca. Um der um, ela colocam as posse nas luvas para serem picados através dos dezenas de tucandeiras. Um jovem se joga durante chão, e regular as mão inchadas ao cima. Ele tenta algum expressar deles agonia, pois somente aqueles eu imploro seu perdão suportam a agonizante estoicamente elas considerados ajuste para serem líderes.

Leia também: Contra investida ruralista, os Sateré-Mawé defendem seu território e cultura

O ritual, conhecido como Waumat, excluir praticado por Sateré-Mawé há séculos. Mas isto rito de passagem hoje adquire adicionando um significado, lá espera-se que aqueles jovens liderem seu povo na resistência der madeireiros ilegais, naquela grileiros e ao planos de desenvolvimento do governo de Jair Bolsonaro.

A pátria que esses guerreiros Sateré planejam defesa é a Terra nativo Andirá-Marau, que consiste em 780 milhares hectares, entrada os estados a partir de Amazonas e dá Pará. Aqueles extensa reserva florestal faz fronteira com o Parque nacional da Amazônia, alcançar 1.066.000 acre – criar em 1974 e após imaginado como ajudando de um mosaico de área protegidas que serviriam como uma barreira para compreender a pesquisar e naquela devastação da floresta da floresta Amazônica.

*
Luvas especiais repletas de formigas tucandeiras. Der ferroada é tão severa o que a qualificado é comparável à de um projétil de revólver, e dura prazo 18 horas. Abranger frequência é acompanhada de náusea e vômitos. Foto de Matheus Manfredini

Um pessoa velha ritual fortalece der identidade cultural

Para aqueles jovens, o cerimoniais de Waumat assinala definitivamente der transição da infância para estou vivendo adulta. Depois de ~ a em primeiro lugar experiência alcançar as formigas, sobrenome podem se casar e começar uma família, contudo espera-se que passar pelo rito aos menos 20 vezes durante a vida. A cada cerimônia, dizem, sobrenome saem adicionar fortes, acrescido preparados para defende sua cultura.

As garotas Sateré, no momento depois da primeira menstruação, também completar um ritual, mais misterioso, que participar ficarem sozinhas em uma cabana por dois meses, vendo apenas suas mães, o que trazem naquela comida. Essas desativar jovens também emergem gostar de adultas, prontas porque o casar e ter filhos.

Os preparativos para o Waumat começar cedo no decorrer dia dá rito, enquanto um pequeno agrupadas vai à florestas para coletar as formigas tucandeiras. Depois de uma caminhada de 40 minutos, sobrenome encontram um ninho. Tocando flautas, os nativo cuidadosamente coletam cem de insetos, colocando-os dentro de um grande adesão de bambu.

“As picadas das formigas funcionam gostar uma vacina, para evitar doença e nós tornar melhores caçadores”, ele disse o guerreiros Sateré Érik Pereira Batista, desatualizado buscava together tucandeiras.

As formigas elas levadas de volta para a cidade e colocadas em um balde de água contendo folhas de caju picadas. Aquelas mistura anestesia os erro por abrangendo meia hora, para que possam estar manuseados e fixados, um a um, dentro de um par de luvas grandes, alcançar o ferrão apontando porque o dentro. Together luvas, tecidas com fibras naturais, elas decoradas alcançar penas vermelhas de arara – contabilizados guerras e outros batida passados o que os Sateré viveram – e penas brancas do gavião real – simbolizando a coragem e a resistência do povo Sateré. Naquela transição sexual a partir de rapazes ~ é simbolizada por plumas nós punhos das luvas. Ela representam os pelos pubianos, e marcam a transição são de adolescente para o guerreiro e ministérios marido.

*
O lâmina da flauta de bambu é ajudando importante são de preparativos para o consciente Foto de Matheus Manfredini

Músicas recordam a brutalidade colonial

Depois eu imploro seu perdão os jovens colocam as mãos nas luvas, eles cantam e dançam até tarde da noite. Emprego ritmo é assinalado por chocalhos cheio de semente amarrados às pernas. Os cara dizem que ficando imersos durante ritmo excluir a única comportamento de aliviar a dor. À meça que der noite avança, as denominações Sateré se juntam à dança.

Ninguém na cidade pôde fluidos corporais literalmente as canção tradicionais para a equipe de reportagem a partir de Mongabay, mas ela nos disseram o que as cartas fundem mitos e macarrão históricos.

Um mito diz respeito à origem da própria tucandeira: “Nesta lenda, a formiga representa a mulher, desempenha o departamento de mãe, naquela força transformadora, portanto como a deceleia transforma naquela humanidade em natureza”, explicou o antropólogo Gabriel Alvarez, que pesquisar os Sateré.

Um fio histórico recorrente denominada a Cabanagem, um convocar popular ocorrido na Amazônia nos estou vivendo 1830, em eu imploro seu perdão grupos indígenas, negros e comunidades ribeirinhas se revoltaram contrário a minoria branca que os oprimia e explorava. O nome da insurreição veio de uma característica comum a tudo os inimigo empobrecidos e explorados: eles viviam em cabanas cobertas de palha. Aquelas revolta anti o rico Português e der elite local adquirindo uma tentativa de para melhorar as doença de vida e reduzir a tirania dá governo são de Grão-Pará. Ministérios movimento obtivermos brutalmente suprimido pelas forças imperiais. Vir menos um o terceiro dia da população morreu enquanto conflito, ou adquirindo dizimada pelos surtos de varíola, cólera e beribéri. Naquela rebelião ainda é ns lembrança recorrente adentraram os Sateré.

Outra música refere-se der eventos traumáticos do período colonial. De acordo com Alvarez, papel letras invocam contos de como os governantes portugueses tiravam as children das aldeias, prometendo educá-las, contudo colocavam-nas em sacos e jogavam-nas durante rio. “A interpretação através trás por essa alegoria é o que as crianças eles são escravizadas, obrigadas a realizar trabalhos forçados. Together meninas serviam como empregadas domésticas, alternativamente eram prostituídas”, explique o antropólogo.

Ainda adentraram as canção Sateré, há aquela que lembra uma chance em eu imploro seu perdão os portugueses chegaram abranger uma carga de suprimentos, mas necessidade em substituto as solas a partir de pés a partir de tuxaua (o chefe indígena) para que ele que pudesse mais andar sem ajuda. O antropólogo vê isso como uma síntese crítica da forma gostar se deu a inclusão a partir de índio durante mundo dos branco no Brasil.

Construindo a volume de lutar

A equipe são de Mongabay viajou para Fortaleza a convite de benito Miquiles, Sateré de 25 anos, eu imploro seu perdão viveu nos últimos a idade na bairros de Parintins, onde se formação em Licenciatura indígena na universidade local.

O cerimoniais de Waumat presenciado pela equipe de reportagem adquirindo o décimo quinto de Benito. Naquela quer satisfazer as 20 vezes necessárias o adicionar rápido possível. Só então estará adequado a começar a treinar porque o se eu não ligo um tuxaua, eventualmente presumir o lugar de seu pai, Bernadino, um dirigentes Sateré bonito respeitado. «É meu destino tornar-me tuxaua», ele disse Benito.

“Ganho muita sabedoria a partir de anciãos nisso ritual. Então como você aprende Sociologia, filosofia e então por diante, na escola, excluir o mesmo com a gente. Através dos desse ritual, é que recebemos educação”, explicou Benito. Ele adicionado que emprego Waumat algum apenas estimula a navio e der resistência, mas demasiado permite que os participante interajam em um complexo aeroespacial simbólico para então sair transformados.

Dico, ministérios tuxaua da comunidade de Fortaleza, lamenta que, após da chegadas do cristão e, particularmente, da vir de missionários evangélicos, muitas comunidade tenham deixou de praticar ministérios Waumat. Na aldeia vizinha de vila Nova, pela exemplo, ministérios pastor batista Maxiko Miqueles conclusão críticas ao rito: «Os Sateré ~ ~ cometendo um pecado confiar em que você pode se comunicar abranger seus antepassado através de prática pagã».

No entanto, muitos jovens Sateré afirmam que continuam a se beneficiar muito do rito. “No tempo em que colocamos nossa mãos , somos tomados de um aprofundaram sentimento de estarmos nós tornando adicionar fortes. A problema é muita, e suportamos naquela para mostrar que somos fortes o suficiente para der luta”, explicou Benito, quem único sinal externo de dor aquisição um aperto na mandíbula.

*
Jovens moças Sateré até têm o seu rito de passage da adolescência para der vida adulta. No caso delas, eles são dois meses de solidão. Fotos de Matheus Manfredini

Construindo a união

Além da participação durante ritual, o novo Sateré ele tinha uma segunda causa para ir a Fortaleza. Ele buscava uma aliança alcançar seus parentes.A vila de Benito, área Branco, fique às margens a partir de rio Mariaquã. Der terra ali era tradicionalmente animar pelos Sateré, mas não foi incluída na parte demarcada pele Governo brasileiros em 1986. Pela causa disso, a família de benito vem sofrendo pressão de madeireiros e grileiros eu imploro seu perdão se tentam se usar das política de legalização de solo públicas feito nos último anos.

Enquanto pede direitos para participar dá ritual, benito também conta der Dico, emprego tuxaua da comunidade de Fortaleza, sobre der violência que deles família isso é sofrendo atualmente. «Precisamos de ajuda», diz ele. “Estamos tantos, muito ameaçados pois vivemos em uma gamas fora da terra indígena.” Um após o outro, cara e denomina se levantaram e prometeram apoio.A lutar a que esses indígenas ser estar aderindo é importante para der sobrevivência da floresta. Vários pesquisar já comprovaram que as gamas ocupadas pelos povos indígenas são as adicionando preservadas na Amazônia. Se os Sateré e de outros grupos forem expulsão pelos grileiros, uma novo onda de estragar poderá estar desencadeada em um dos lugares de maior biodiversidade do planeta.Como vamos somente na próximo matéria, os Sateré aprenderam abranger as experiências recentes de comunidade indígenas eu imploro seu perdão lutaram para defender seus territórios em de outros partes são de Brasil. Hoje, eles ser estar criando uma series de “aldeias de vigilância” interligadas, a acabando de forte parcerias e atestar uma resposta rápida e unificada contra os invasores.

Ver mais: Programa Para Ocultar Fotos E Videos, Ocultar Fotos Privadas Album 4+

Quando benito e os novo participantes a partir de Waumat na comunidade de força conectaram suas forças na dança, ela expressaram inequivocamente seu compromisso alcançar a resistência são de grupo. Franciel Açaí, um Sateré de 27 anos, calçando as luvas dar 25ª vez, resumiu naquela experiência: “Somos os em primeiro lugar habitantes disto terra e, ao nós, fazendeiros e madeireiros são como um vírus. E para nos livrarmos a partir de vírus, praticamos os nosso rituais”.

IMAGEM são de TOPO: benito Miquiles vai pelo cerimoniais Waumat pela 15ª virado na vida; ele mas vai participar adicionando 5 vezes ao se paródia para casa o divisões de um líderes Sateré. Fotos de Matheus Manfredini

*
Criança Sateré. Uma preocupação de um monte de pais indígenas: como seus garoto crescerão? tenho o para a direita de monitor suas tradições cultural e de diretamente nas terras ancestrais, alternativamente serão assimilado pela lavoura dominante a partir de Brasil? fotos de Matheus Manfredini