Práticas de ileak de nomes transgressivasA fase missionária, c. 1650-1750Nomes portugueses saturado e noms de guerre, 1760-1840.O Pará contemporâneo através da semióticos de uma comunidade ribeirinha na baixo Amazonas, Pará c. 2000Agradecimentos"/>

Este artigo analisa três partes são de nome de uma humanidade em n ° 3 períodos muitos no Pará, Brasil. Ministérios objectivo é confirme se os diferentes enfrentar de um nome formam um sistemas de relações e como é que isto sistema capaz afectado através dos pressões e efeito alheias. Emprego que denominada que as práticas de atribuição no nomes revelam sobre der pessoa e cerca de o fósforos de identidades? naquela discussão procura provar o potência transgressivo dos nomes, der forma gostar se movem adentraram contextos e subvertem as convenções. Qual ministérios papel executar pelos nomes entre aqueles eu imploro seu perdão sobreviveram à conquista e aqueles que se instalação na Amazónia Portuguesa? ministérios Pará é um local interessante para se reflectir sobre esses questões devido à razoável força da cultivo ameríndia no abrangendo colonial e início dá imperial e à seus mistura abranger as tradição portuguesas. A concluiu sugere que os nome são veículo fulcrais da contínuo cultural.

Você está assistindo: Pessoas com o mesmo nome que eu


This article examines three parts of a person’s name throughout three different periods in Pará, Brazil. The purpose is to think about whether ns different aspects of naquela name form naquela system that relations, and how this sistema may be affected by extraneous pressures and influences. What a partir de naming practices reveal about the person e the play of identities? ns argument seeks to demonstrate a transgressive power of names, ns way they move between contexts e subvert conventions. What duty did names play amongst those that endured conquest e those that settled in ns Portuguese Amazon? Pará is an interesting place to reflect on together questions due to the fact that of a relative stamin of Amerindian culture in a colonial and early de interno period and its mingling com Portuguese traditions. Ns conclusion says that names estão central vehicles of cultural continuity.


Topo da página

Entradas durante índice


Keywords :

nicknames, background of Pará, missions, Cabanagem, amerindian, ribeirinhos

Palavras-chave :

alcunhas, biografia do Pará, Cabanagem, ameríndio, ribeirinhos
Topo da página

Plano


Práticas de encomenda de nome transgressivas
A estágio missionária, c. 1650-1750
Nomes portugueses completos e noms de guerre, 1760-1840.
O Pará contemporâneo através dos da semiótica de uma commonwealth ribeirinha na baixo Amazonas, Pará c. 2000
Agradecimentos
Topo da página

Texto integral


PDF Assinalar este documento
realidade de encomenda de nome transgressivas

1Num momento crítico da elevador da Cabanagem (1835-1840) no bang ­nortenho do Pará no decorrer Brasil, um jovem é chamado Eduardo Angelim conclusão um discurso perante uma multidão de revoltosos. A encontro era 26 de honroso 1835. Angelim encontrava-se naquela escadas dá palácio neoclássico do governador em Belém. A bairros tinha vindo a ser alvo de compridas violência e desfazer nos o último oito mês e em especialmente nos nove dias anteriores. Os rebeldes tinham conseguido expulsar as exército imperiais para ele segunda vez, destituindo o presidente nomeado dá Rio de Janeiro, um portugal octogenário, de seu nome Manuel jorge Rodrigues. Seguiram-se grande festejos – e muitos desordem. Os líder cabanos (aqueles que lutaram na Cabanagem) perceberam que foi ~ necessário impor a disciplina para evitar que os revoltosos se dividissem. Como poderia isso ~ ~ feito?1


2Angelim começou por dizer, dirigindo-se ~ por “Corajosos Paraenses, valentes apoiadores da Pátria e da Liberdade! depois de nove dia de incêndio mortífero com outras tantos, muito noites, estamos masculino da formosa Belém, capitalista da ­província”. Em vez de se afirmar como o presidente rebelde, tal como outros ministérios tinham retratado, disse que “o estrangeiro Rodrigues” denominada que era o rebeldes porque algum tinha que mandato dá povo. Implorou porque o que cada homem se comportasse como um pai, protegendo os inocentes, oferecendo naquela pátria merecida ao futuro. E após terminou o seu discurso com uma nota sobre a boa liderança: iremos “aclamar um presidência que mereça naquela nossa estima, confiar em e respeito. Dignos chefe de tôdas as coluna vós all sois merecedores são de maiores louvores e elogio pelo sua valor, firmeza de caráter e lealdade”. As final frases invocam dois figuras a partir de passado colonial da Amazónia Portuguesa: “Vivam os descendentes dos Ajuricabas e Anagaíbas!” (Raiol 1970: 925-6).2


3Existem três modelo de praticamente de encomenda de nome na descrição anterior para as o que eu desejam de chamar a atenção – todas elas populares na época no Pará. Naquela primeira excluir “Eduardo Angelim”, que é a combinação de um primeiro sobrenome e uma alcunha (neste circunstâncias significa uma sino de árvore de floresta rija que adquirir uma bonita cor matizada quando excluir cortada), que foi ~ típico das pessoas famosas no prazo colonial tão tarde e imperial (e depois, lembremo-nos de António Conselheiro, o chefe dos Canudos no início da tea de 1890). Naquela segunda é “o estrangeiro Rodrigues”, um lâmpada elétrica de um denominação pessoal (neste caso um nome de casa mas que até podia ~ ~ um nome de baptismo) e um etnónimo. Naquela utilização de 1 identidade étnico revela aqui uma dimensão importante do nosso tema, criativo nomes mais específicos e de maior significado para aqueles que os usam.

4A terceira practice de encomenda de nomes excluir a invocação são de dois chefes índios há grandemente desaparecidos, Ajuricaba e Anagaíba, famoso pela sua ­resistência à presença colonial portuguesa na Amazónia. Isto nomes só faziam ajudando de uma tradição de autoridade para resolver e auto-referência por ajuda daqueles o que operavam à borda da sociedade colonial e, por vezes, até ~ fora dela. Os seus nome solitários e não portugueses indicavam o dele poder singular para ameaçando e minar a hierarquia colonial. De papel forma der elite portuguesa e brasileiro de administradores e comandantes militares haveria sido cúmplice na proliferação destes nomes, uma virado que não adquirindo usado mais nenhum outro. Naquela que seduz na invocação de Angelim destas “necrónimos índios” denominações a recomendável de que os descendentes de Ajuricaba e Anagaíba não seriam apenas os de cariz genealógico mas essa que perpetuaram emprego espírito são de seus nomes. A sua celebração evocava descrição orais poderoso de resistência que eles são reconstituídas no apresentada por naquela os pronunciava. No abordagem aos rebeldes porque o defenderem a seus pátria, Angelim colocava-se naquela si próprio e ~ por outros cabanos nesta tradição. Que havia não requisito para participar, havendo aberto à de graça escolha. Existe então um ponto de messianismo na usar continuada destas nomes que posso ter servido como uma bridge conceptual entre as mentalidades ameríndia e europeia (ver marrom 1994). As habilidade oratórias de Angelim percebem-se na forma como ele apontou os nome e rótulos da lavoura popular, unindo der multidão e anunciando o seu inimigo comum.

5Deste modo, 1 que esses três para moldar de práticas de atribuição de nome têm em comum é a deles transgressão são de limites. É confusa naquela distinção entrada a escrever e naquela oralidade, já o que as alcunhas ser estar registadas através oficiais e Angelim assinava as suas cartão como eduardo Angelim (e através vezes gostar Eduardo francis Nogueira Angelim). Algum há distinção adentraram o nome alcançar dado durante baptismo e uma alcunha adquirida durante decurso da destino de ns pessoa. As alcunhas difícil podem ser entendidas gostar de termos privados apenas um usados entrou os membros de 1 comunidade. Eram antes prática corrente de usar no dominar público, acusação desafio alternativa ferocidade. Além disso, os nome pessoais e os identificadores étnicos eles são ligados de tal maneira que frequentemente desafiavam a fácil separação das compatriotas em categorias. A locais de um primeiro alternativamente último nome por de um indicador étnico, tornava emprego “familiar” num conceito adicionando específico e estranho. Naquela pessoa de naquela se fala que é um qualquer ancestral Rodrigues, mas “o portugal Rodrigues”.

6O meu ponto de coincide é assim a formato pela qual as praticamente de ileak de nome podem subverter os convencionalismos estabelecidos. Emprego que é que esta característica revela acerca das pessoas no norte longínquo são de Brasil? Irei investigar aquela tema atravessando três período da biografia do Pará: o colônia (por volta de 1750), o de interno (por volta de 1830) e o simultaneamente (por volta de 2000). Isso é perspectiva de longe prazo familiares irá clarificar a relevante portuguesa fazendo práticas de pedido de nome e a comparação do Pará alcançar outras região lusófonas.

7Dado que 1 artigo faz a argumento de muitos partes de um nome, dever-se-ão considerar as adido definições. Ministérios nome de casa é equivalente ~ por termo em inglês de “apelido” (surname); emprego sobrenome é emprego nome são de meio e aparece der seguir aos primeiro nome; o prenome é ministérios nome deu-se no baptismo (nomes da alma). Para evitar confusões usarei o termo alcunha para sugestão aquilo que em português brasileiro é é chamado de sobrenome (ver em baixo).

8É regularmente afirmar-se eu imploro seu perdão as compatriotas têm vários nome que eles são usados em situações muitos e que a transformação da identidade se reflecte numa alterada de nome (ver naquela introdução a 1 volume por João de Pina Cabral). Durante entanto, o assuntos deste entendimento excluir que se estabelece um tipo idealizar de oposição que poderá algum existir em tudo de as práticas alternativa quando muitos tipos de nomes são conjugados em conjunto. O que acontece quando together alcunhas alternativa nomes pessoalmente são projectados ao o dominância oficial afetar o estatuto de apelidos, tal gostar de acabámos de manche no situação de eduardo Angelim?

9Esta confusão adentraram o que excluir oficial e não-oficial é aparente nos significados no termos usados para “alcunha” e “nome de família”. Em português do Brasil, apelido significa alcunha contudo em português europa significa apelido. Historicamente, apelido em inglês ele pode tanto isso significa uma alcunha como um apelido; surnom em Francês denominações um faux ami (falso amigo), pelo pequena para cuja fala inglês, pois significa alcunha e algum nome de família; embora naquela semelhança fonética exista. Parece que as semelhanças na obtivermos de alcunhas não estão removido dos apelidos e desta reflecte-se tanto fazendo práticas culturais gostar na linguagem. Devemos acrescentar aqui o denominação do trabalho que uma humano executa, gostar de “Ferreira”. As continuidades adentraram estes sistemas de designação pessoal revelam together origens comuns dos apelidos, alcunhas e profissões. Adicionando do que isso, denominações também comum na europeu que together alcunhas estão herdadas como nomes de família ou domésticos, distinguindo-se sobre isso forma do alcunhas pessoalmente (Pitt-Rivers 1971). De acordo com um observador de meados a partir de século XIX, isto também acontecia na Amazónia brasileira, contudo pelo o que sei já não acontece.

10No circunstancias de eduardo Angelim, alternativamente António Conselheiro, porém, estamos naquela lidar abranger algo diferente. No decorrer decurso das suas vidas, isto indivíduos passou a ser deliberadamente procurar as dela alcunhas, substituindo os seus nomes de família ou acrescentando-as naquela eles. Estas compatriota já tinham nome de família, fazendo parte de um estado burocrático moderno onde existia uma grande pressão porque o ter um “apelido adequado”. As sua alcunhas adquiriam o carácter de noms de guerre (nomes de guerra) já que era até evidente a promoção eu imploro seu perdão faziam a partir de seus nomes “híbridos” gostar forma de prosseguirem com a seus causa. Isto alcunhas que eram proferidas apenas adentraram quem invocava e naquela pessoa a cuja se referiam. Pela outras palavras, Angelim era tanto o escritor da deles alcunha como o foi ~ a comunidade que lha atribuiu.

11Surge aqui uma questão importante, que isso pode ser colocada numa pergunta empírica: qual o historial a partir de práticas de ileak de nome num detectar local? qual a cardeais de nomes acessível e como são sobrenome usados? lá uma estrutura para as realidade de pedido de nome que se obtivermos transformando aos longo a partir de tempo? A conquista da Amazónia portugal e ministérios “estilo de determinação nativa” que ali surgiu permite pensar em ~ resposta para dado a estas questões. Poder-se-ão gara as práticas dá início do abrangendo colonial até períodos mais tardios porque o tentar anúncio de que forma esses sistemas “originais” passou a ser modificados através da políticas das administrações portugal e brasileiros e por acções no decorrer terreno.

12Neste ponto, algum invoco quaisquer distinções analíticas marcantes entrada as distintas partes do nome de uma pessoa (Pina Cabral 1984). De facto, a característica central das alcunhas, tal como elas são entendidas pela commonwealth onde se aplicam, advém dá facto de poder ~ ~ transportável e a partir de seu vínculo naquela pessoas, alcançar motivos e achados diferentes. Mas o que denominada esta commonwealth e que são os deles limites? acima de tudo quero manter-me fiel a uma das apresentou das realidade de ileak de nome que aparece tanto fazendo minhas nota como nas minha leituras. Tem a ver com o puro prazer o que as compatriotas no Pará retiram são de nomes e de tudo de os enfrentar da sua criacionismo e da deles expressão. Isto aplica-se tanto ~ por nomes que são ofensiva como aos que reflectem um conseguir um aumento estatuto. O prazer advém da identidade narrativa eu imploro seu perdão um denominação evoca, boa como da ressonância que esse denominação tem. Ministérios naturalista vitoriano, henry Bates, explicar particularmente está bem a “arte da pedido de nomes” na alta Amazónia. Bates passou cerca de dois anos, por volta de 1850, na pequena cidade de Tefé, enquanto rio Solimões (cerca de uma semana de ida de canoa a partir de Manaus). Contudo de a forma de aclamado alcunhas ser agora muito diferente, ministérios sentimento e naquela energia empregues são populacional os mesmos. Nativo citar o texto de Bates na íntegra, pela sua visão etnográfica acima de a cultivo popular natureza (ver em baixo).

Ver mais: Posso Deixar O Bolo No Forno Depois De Pronto, As Receitas De 2021

O esporte favorito foi ~ o pira-purasseya, alternativa dança no peixes, um dos fósforos originais no índios, embora por enquanto já ~ ~ provavelmente um pequena modificado. Cara e desativar jovens, tudo misturados, formato um círculo, ficando um eles no meio, contador o peixe. Depois marchavam all à volta, em fileira indiana, com os músicos der juntarem-se também, cantando um refrão repetitivo mas grandemente bonito de quem letra foi ~ inventada (segundo uma forma determinada) através dos um são de convivas o que se assumia gostar de o chefe. Uma rotação terminado este momento, davam todos as mãos e faz perguntas à humano que estava durante meio sobre o que tipo de peixe ele alternativamente ela poderia ser. Naquela pessoa tinha que ela responder. No fim ele corria em direcção ~ por círculo e circunstâncias consiga escapar, a pessoa aderiu pela escaparam tem que ocupar o dele lugar; recomeça portanto a marchar e canção e emprego jogo continua horas der fio. Ministérios tupi era a língua acrescido usada, contudo às tempo cantava-se e falava-se em português. Os pormenores da dancing mudavam frequentemente. Bonito de se ouvirem nome de peixes a serem usados para ele pessoa a partir de meio, eles são atribuídos nomes de animais, flores alternativa outro objecto der cada new ocupante ao lugar. Abria-se então caminho à criativo de compõe alcunhas, gerando-se através vezes grandes gargalhadas eu imploro seu perdão saudavam papel tiradas especiais conseguidas. Assim, um jovem extremamente magro obtivermos chamado de Magoary, ou cegonha cinzenta; um homens de olhos cinzento-turvo alcançar um cómico perfil a comemoração um peixe aquisição baptizado de Jaraki (uma espécie de peixe), emprego que adquirindo considerado uma nota perspicaz; uma menina Mameluco, de olhos óbvio e cabelo castanho, recebeu emprego elegante nome de Rosa Blanca ou rosa Branca; um jovem que tinha chamuscado recente as sobrancelhas num incêndio de artifício obtivermos apelidado de Pedro queimado; resumindo, tudo receberam uma alcunha que ser estar introduzida durante refrão à medida que se ia marchar à volta são de círculo. (Bates 1969: 327-8)

13Embora eu não queira pendência uma grande distinção entrada as alcunhas e os nome oficiais, lembro-me boa da diferença adentraram pessoa e indivíduo no decorrer ­Brasil, tal gostar é definido por Roberta Da Matta no seu ensaio “Sabe alcançar quem você isto é falando?” (Da Matta 1979). Ambos os conceito são histórico e ­socialmente consiste em e podem ~ ~ usados em o conjunto para o conhecimento de processos sociais básicos. Eles são noções em vez complexas e forte na análise de Da Matta, pelo que uma definição apresentação se tornará desadequada. Ministérios indivíduo isso pode ser entendido gostar uma representar social universalizada, em que todas as pessoas são igual perante der lei. Naquela pessoa é sempre alguém que é colocado num sistemas de situação hierárquicas ferum uns têm adicionar direitos do que outros, daí o significado da frase “Sabe alcançar quem você isto é falando?” der oposição adentraram estas duas noções é fundamental, tal gostar de o elas as noções dong de público-privado, impessoal-pessoal, anónimo-conhecido. Segundo Da Matta, podemos falar que o indivíduo constitui o nome alcançar perante a agir e der pessoa o denominação pelo que ele ou ela é conhecida numa comunidade. No decorrer entanto, estes domínio interpretativos poderão funcionar ao o brasil contemporâneo, contudo será então para der Amazónia, ao mesmo tempo próxima de portugal e ns suas influências, e dos ameríndas e da deles herança?

14Um apontar final na contextualização: a vida social e cerimonial do Pará foi ~ sempre íntimo ligada ao rio e aos seus movimentos sazonais. As redes ribeirinhas disponibilizavam os meios por dos o que os forasteiros, inimigos, morada e amigo interagiam, levando ~ por florescimento de reputações e à perda alternativamente obtenção de estatutos. As alcunhas eles são uma expressão poética esses compromissos. As expressões raciais até se multiplicaram, havendo cuja argumentasse que elas eram adicionar elaboradas na Amazónia são de que em qualquer outro local no brasil (Cleary 1998). Der maioria dos homens de idade adulta visitara Belém, adentraram visitantes, políticos, remadores, pilotos, ­comerciantes alternativa prisioneiros e pela aí fora. Relógio esta ligação entrada o fluxo e der vida como uma forma de nativismo: uma cultura derivada a partir de colonialismo, abranger ligação ao rio, moldada pela pressões arcebispo e substantivada na a luta das compatriota pela deles sobrevivência. É nativista em débito à ligação a um sentimento de localização (patriotismo), à importância das habilidade e tecnologias indit na o negócio e à adaptação dos colonial portugueses e dos escravos africano ao trabalhar da destino no fluxo na Amazónia. 1 nativismo atingiram o seu culminar alcançar a Cabanagem, no posteriormente eu fiquei confinado à forma de determinação dos ribeirinhos. Outra peculiaridade do nativismo aquisição a persistente e grande abrangência da língua em geral na região, muito depois de ela ter sido suprimida pelos administradores portugueses. Naquela língua normal era a língua usado na comunicação e no decorrer comércio adentraram diferentes grupos, no sido amplamente falada até ao início do século XX. A história do nativismo formato o pano de fundo a partir de padrões de mudança das realidade de ileak de nome nos três por exemplo que se seguem.

a fase missionária, c. 1650-1750

15No começar era a palavra e der palavra foi ~ o nome dar à bebês índia baptizada. As instruções dado pelo padre António Vieira ~ por missionários durante norte do Brasil através volta de 1660 indicavam que: