Pablo Neruda, poeta chileno, adquirindo ganhador do prêmios Nobel de Literatura. Além disso de escritor, obtivermos senador e diplomata. “Canto geral” denominações uma de dela obras adicionar famosas.

Você está assistindo: Poeta chileno vencedor do premio nobel de literatura de 1971


*
pablo Neruda, em 1963.

Pablo Neruda (Ricardo Eliecer Neftalí Reyes Basoalto) nasceu em 12 de julho de 1904, em Parral, enquanto Chile. Mais tarde, em 1917, publicou seu primeiro texto, o itens “Entusiasmo e perseverança”, enquanto jornal La Mañana. Das então, passou naquela publicar poesias em periódicos.

O autor, que faleceu em 23 de setembro de 1973, em Santiago dá Chile, aquisição senador e diplomata, contudo é em todo o mundo conhecido pela suas poesias de tema amorosa, além de seus cidade de personagem político. Assim, sua dois livros mais famosos são Vinte poema de amar e ns canção desesperada e Canto geral.

Leia também: Charles baudelaire – poema francês precursor dá simbolismo na Europa

Resumo sobre pablo Neruda

O poeta chile Pablo Neruda nasceu em 1904 e morrer em 1973.

Além de escritor, também atuou gostar de senador e diplomata.

Sua obra é marcada pela temática amorosa e pela crítica sociopolítica.

Em 1971, Neruda eu venci o awards Nobel de Literatura.

Um de seus livros adicionando famosos denominada Canto geral.


Não cessar agora... Tem adicionar depois da publicidade ;)

Biografia de pablo Neruda

Pablo Neruda (Ricardo Eliecer Neftalí Reyes Basoalto) nasceu em 12 de julho de 1904, em Parral, enquanto Chile. Logo ficou órfão de mãe. A idade depois, mudou-se porque o Temuco, ferum estudou durante Liceu de Homens, entre 1910 e 1920. Em 1917, publicou, enquanto periódico La Mañana, o dele primeiro texto, o artigo “Entusiasmo e perseverança”.

No ano seguinte, publicou emprego poema “Meus olhos” na revista Corre-Vuela, de Santiago. Foi ~ o começar de sua trabalho como poeta. Assim, em 1919, seu cidade “Noturno ideal” alcançou ministérios terceiro localização nos Jogos Florais de Maule. Somente em 1920 o que o escritor passou a utilizar ministérios pseudônimo de pablo Neruda, pelo qual seria no mundo todo conhecido.

Em 1921, vivendo em Santiago, começou der estudar francês durante Instituto Pedagógico da Universidade dá Chile. Dois a idade depois, publicou seu primeiro books de poesias — Crepusculário —, além de escrevendo para as revistas Dionysios e Claridad. Em 1924, publicou seu famoso livro, Vinte poesia de amar e 1 canção desesperada.

A carreira diplomática teve começar em 1927. Em sua viagem até ~ a Birmânia, passou pelos seguintes países: Argentina, Portugal, espanha e França. Começou der escrever crônicas para ministérios jornal chileno La Nación. Três anos depois, casou-se com María Antonieta Hagenaar Vogelzang, relacionamento que teve fim em 1936.

O escritores foi escolhido senador no chile em 1945. Nesse mesmo ano, ganhou o prêmio Nacional de Literatura, ingressou enquanto Partido comunista e viajou ao Brasil. Em elas Paulo, esteve demonstrado em ns homenagem a Luís carlos Prestes (1898-1990), e, enquanto Rio de Janeiro, adquirindo recebido na academia Brasileira de Letras.

Já em 1946, adquirindo condecorado abranger a atribuição da Águia Asteca, no decorrer México. Contudo, em 1948, seus prisão adquirindo decretada enquanto Chile, por questões políticas. Eu fiquei na clandestinidade até o ano seguinte, quando tenho sair dá país, vir qual apenas voltou em 1952, após aclamado o prêmios Internacional da Paz, em 1950.

O poema se ser separado de seus segunda companheira, Delia de Carril, em 1955, e passou der viver alcançar Matilde Urrutia (1912-1985), gorjeta inspiração para o seu books Cem sonetos de amor. Dez estou vivendo depois, recebeu, da universidade de Oxford, ministérios título de doutor honoris causa, e, em 1971, o prêmios Nobel de Literatura. Faleceu dois a idade depois, em 23 de setembro de 1973, em Santiago, no decorrer Chile.

Leia também: Gabriel García Márquez – outro grande nome da literária latino-americana

Características literárias de pablo Neruda

Pablo Neruda excluir um autor da geração de 1920 da literário chilena. Suas construção são marcadas por um tom melancólico e saudosista. É perceptível, também, o erotismo associado à temático amorosa. No decorrer entanto, o poeta não empreende der fuga da realidade. Além de trabalhar alcançar elementos são de cotidiano, dar crítica sociopolítica e enaltece a cultura latino-americana.

Principais obras de pablo Neruda


*
Capa do livros “Vinte poesia de amar e ns canção desesperada”, de pablo Neruda, liberado pela editor L&PM.<1>

Crepusculário (1923)

Vinte cidade de amar e ns canção desesperada (1924)

Tentativa dá homem infinito (1926)

O habitante e deles esperança (1926)

Residência na terra (1933)

Espanha enquanto coração: hino às glórias são de povo na guerra (1937)

Terceira residência (1947)

Canto geral (1950)

Os versos do capitão (1952)

Todo o amor (1953)

Odes elementais (1954)

As uvas e o vento (1954)

Novas odes elementais (1955)

Terceiro books das odes (1957)

Estravagário (1958)

Cem sonetos de amor (1959)

Navegações e regressos (1959)

As pedras são de Chile (1960)

Cantos cerimoniais (1961)

Memorial de ilha Negra (1964)

Arte de pássaros (1966)

Fulgor e cerimônia de Joaquín Murieta (1967)

A barcarola (1967)

As mãos dá dia (1968)

Fim de mundo (1969)

Maremoto (1970)

A faca acesa (1970)

Discurso de Estocolmo (1972)

Incitação vir nixonicídio e louvor da revolução chilena (1973)

Livro das perguntas (1974)

Jardim de inverno (1974)

Confesso o que vivi (1974)

Para nascer, nasci (1977)

Poemas de pablo Neruda

A seguir, malos ler um soneto da obra Cem sonetos de amor.|1| Nele, o eu lírico conversa alcançar a humanidade amada e discursos da dificuldade que enfrentaram para ficarem juntos. No decorrer entanto, agora ~ ~ completamente unidos, e isso, naquela conclui, era algum inevitável:

Amor, quanto caminhos até ~ chegar der um beijo,que solidão errante até tua companhia!Seguem os trens sozinhos rodando alcançar a chuva.Em Taltal que amanhece mas a primavera.

Mas tu e eu, amar meu, estamos juntos,juntos desde naquela roupa às raízes,juntos de outono, de água, de quadris,até ser apenas um tu, apenas eu juntos.

Pensar que custou tantas pressa que ocupação o rio,a desembocadura da agua de Boroa,pensar eu imploro seu perdão separados através dos trens e nações

tu e mim tínhamos eu imploro seu perdão simplesmente amar-nos,com tudo confundidos, abranger homens e mulheres,com der terra eu imploro seu perdão implanta e educa os cravos.

Já no segundo soneto, o mim lírico conversa alcançar o amor, ministérios qual ele caracterizar como “áspero”, além de o comparar a uma “violeta coroada de espinhos”. Assim, o amor, para ele, isto é associado vir sofrimento. Contudo, isto sentimento era o que desconhecido ao o mim lírico, até que, finalmente, ministérios “cruel amor” o lacerou com espadas e espinhos e abriu em seu coração um “caminho queimante”:

Áspero amor, violeta embainhar de espinhos,cipoal entre tantas paixão eriçado,lança a partir de dores, corola da cólera,por eu imploro seu perdão caminhos e como te dirigiste der minha alma?

Por que precipitaste teu incêndio doloroso,de repente, entre as folhas frias de meu caminho?Quem te ensinar os passos que até ~ mim te levaram?Que flor, que pedra, o que fumaça, mostraram minha morada?

O claro é que tremeu der noite pavorosa,a aurora encheu todos as taças alcançar seu vinhoe o sol estabeleceu sua presença celeste,

enquanto ministérios cruel amar sem trégua me cercava,até eu imploro seu perdão lacerando-me abranger espadas e espinhosabriu enquanto coração um estrada queimante.

Ver mais: Qual A Diferença Entre Feminismo E Femismo ? Femismo E Feminismo, Qual A Diferença

Veja também: 5 cidade de Cora Coralina

Frases de pablo Neruda

A seguir, malos ler algumas frases de pablo Neruda, extraídas de seu livro Vinte poesia de amar e uma canção desesperada.|2| Portanto, fizemos 1 adaptação e transformamos sua versos em prosa:

“O meu corpo de campônio selvagem te escava e dar saltar ministérios filho dá fundo dental terra.”

“Em ti os descida cantam e minha classe se perde neles.”

“Sou emprego desesperado, naquela palavra não tem ecos, o que falecer tudo, e emprego que tudo esvai.”

“A agua anda descalça pelas nome da estrada molhadas.”

“Para meu coração basta-me teu peito, porque o tua gratuitamente basta, minhas asas.”