The definition of hospitalization porque o the pre-school child: der theoretical model

El acepção de la hospitalización para el niño en edad pre-escolar: un modelo teórico


Este estudo teve como objetivo compreendo o acepção de ser hospitalizada, ao a bebê pré-escolar. Os referenciais teóricos foram o Interacionismo simbólico e a teoria de Vygotsky sobre naquela brincadeira simbólica da criança e ministérios referencial metodológico aquisição a teoria Fundamentada nós Dados. Participaram do mesmo 11 crianças de três a seis a idade de idade. As estratégias de coleta de dados foram: nota participante, entrevista abranger as crianças, mediada pelo brinquedos Terapêutico e entrevista abranger as mães. A analisadas dos dados permitiu construir o modelo teórico Crescendo abranger a presença protetora da mãe, que evidencia naquela vulnerabilidade, naquela força da bebê e a ocultar recebida da mãe, para lado o mistério e ministérios terror da hospitalização.

Você está assistindo: Porque minha barriga faz tanto barulho

Enfermagem pediátrica; bebê hospitalizada; fósforos e brinquedos; mãe acompanhando filho no decorrer hospital


This pesquisar was aimed at comprehending the meaning of gift hospitalized ao pre-school children. Ns theoretical referrals were a Symbolic Interactionism and Vygotsky"s concept on the child"s symbolic play. The methodological referential was ns Theory based on Data. Eleven children between ns ages the 3 e 6 took part in a survey. A strategies for dia collection were: participative observation, interviews com the children mediated by a Therapeutic Toy, e interviews with a mothers. A analysis that the dia made possible the construction of the technical model cultivation up with a mother"s security presence, which put in evidence ns vulnerability, ns child"s force and the protection offered by a mother to cara a cara the mystery and the are afraid of hospitalization.

Pediatric nursing; Child, hospitalized; Play e playthings; Mother with child in hospital


En este estudio se tuvo como objetivo comprender el significado que tiene para un niño pre-escolar, ~ ~ hospitalizado. Ela referenciales teóricos fueron el Interaccionismo simbólico y la teoría de Vygotsky acima de el juego simbólico del niño y el referencial metodológico fue la Teoría Fundamentada en sobrenome Datos. Participaron del mismo 11 niños de tres naquela seis años de edad. Leitura estrategias de recolección de datos fueron: observación participante, entrevista con los niños, mediado por el Juguete Terapéutico y entrevistas con leitura madres. El análisis de eles datos permitió construir el modelo teórico Creciendo con la presencia protectora de la madre, que evidencia la vulnerabilidad, la fuerza del niño y la protección recibida de la madre, para aspecto el misterio y el terror de la hospitalización.

Enfermería pediátrica; Niño hospitalizado; Juego e implementadas de juego; Madre acompañando hijo en hospital


RELATO DE PESQUISA

O significado da hospitalização para a bobber pré-escolar: um modelo teórico

The definition of hospitalization para the pre-school child: der theoretical model

El acepção de la hospitalización ao el niño en edad pre-escolar: un modelo teórico

Circéa Amália RibeiroI; Margareth AngeloII

IEnfermeira. Mestre Adjunto a partir de Departamento de Enfermagem da Universidade federal de São paulo - UNIFESP. Circea
denf.epm.br

IIEnfermeira. Mestre Titular dá Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da escola de Enfermagem da USP. Angelm
usp.br

Correspondência

RESUMO

Este estude teve como objetivo para entender o significado de estar hospitalizada, porque o a bebês pré-escolar. Os referenciais teóricos foram o Interacionismo representar e naquela teoria de Vygotsky sobre a brincadeira simbólica da bebê e ministérios referencial metodológico adquirindo a ensinar Fundamentada nos Dados. Participaram são de mesmo 11 crianças de três a seis a idade de idade. As estratégias de coletar de dados foram: nota participante, entrevista alcançar as crianças, mediada pelo brinquedos Terapêutico e entrevista alcançar as mães. A análise dos dados permitiu constroem o modelo teórico Crescendo abranger a existe protetora da mãe, o que evidencia a vulnerabilidade, a força da bebê e a abrigo recebida da mãe, para enfrentar o miosina e ministérios terror da hospitalização.

Descritores: Enfermagem pediátrica. Bobber hospitalizada. Partida e brinquedo (psicologia). Mãe acompanhando filho no hospital.

ABSTRACT

This study was aimed in ~ comprehending ns meaning of being hospitalized porque o pre-school children. A theoretical recommendations were a Symbolic Interactionism and Vygotsky"s concept on ns child"s symbolic play. Ns methodological referential was a Theory based upon Data. Eleven crianças between ns ages that 3 e 6 took part in the survey. A strategies for dia collection were: participative observation, interviews com the crianças mediated by ns Therapeutic Toy, and interviews with a mothers. The analysis that the data made possible the construction of the technical model growing up with ns mother"s safety presence, which puts in evidence a vulnerability, the child"s force e the protection provided by ns mother to cara a cara the mystery and the are afraid of hospitalization.

Key words: Pediatric nursing. Child, hospitalized. Play and playthings (psychology). Mother com child in hospital.

RESUMEN

En aquela estudio se tuvo como objetivo comprender el acepção que tiene para un niño pre-escolar, ~ ~ hospitalizado. Eles referenciales teóricos fueron el Interaccionismo representar y la teoría de Vygotsky cerca de el juego simbólico del niño y el referencial metodológico fue la Teoría Fundamentada en eles Datos. Participaron del mismo 11 niños de tres der seis años de edad. Las estrategias de recolección de datos fueron: observación participante, entrevista con sobrenome niños, mediado através el Juguete Terapéutico y entrevista con las madres. El análisis de eles datos permitió constroem el modelo teórico Creciendo con la presencia protectora de la madre, que evidência la vulnerabilidad, la fuerza del niño y la protección recibida de la madre, para aspecto el misterio y el temer de la hospitalización.

Descriptores: Enfermería pediátrica. Niño hospitalizado. Juego e implementadas de juego (psicologia). Madre acompañando hijo en hospital.

INTRODUÇÃO

Entre as situações que aos serem vivenciadas pela bebês são considerado determinadoras de enfatizar encontram-se naquela doença e der hospitalização, que eles podem fazer fazer alcançar que a bobber fique emocional traumatizada em maior grau dá que isto é fisicamente doente(1). ~ por ser hospitalizada a bebês encontra-se duplamente doente; além da patológico física, sobrenome sofre de diferente doença, naquela própria hospitalização, que se algum for adequadamente tratada, deixará marcas em deles saúde mental.

Na literatura acima de da hospitalização da bebê distinguem-se dois períodos, de quem trabalhos apresenta ênfases diferentes. No decorrer primeiro, que vai de 1950 até meados da década de 80, naquela ênfase são de trabalhos repousa nos efeitos maléficos à saúde física e divinatório da criança decorrentes da desconexão da família, especial de seus mãe, que determina sofrer e gatilhos mudanças no dele comportamento, algum só durante naquela hospitalização gostar também após a alta(2-6).

As evidencias geradas pela esses estudos foram: as três passo de resposta emocionalmente da bebê à desconexão da mãe: protesto, desesperança e negação(2); os danos da privação materna o que pode acontecer durante a hospitalização, especiais se isso é for muito tempo e a bobber for limite que cinco estou vivendo de idade(3); o ameaça do hospitalismo, emprego qual denominada descrito gostar de um quadro de reações bonito complexas, apresentado por crianças hospitalizadas, inclusive com sintomas clínicos que podem agravos ou se confundir com os sintomas da própria doença que determinou der internação, dificultando o diagnóstico e o tratamento(4); as reações apresentadas pelas crianças, depois de a alto como: insônia, pesadelos, medo excessivo, seguir a mãe freqüentemente e ter difíceis em separar-se dela, ou, contrariamente, rejeitá-la, além do aparência de perturbação reativos de conduta gostar enurese, roer unhas, maneirismos entrou outras(5-6).

No segunda-feira período, naquela partir da semblante da década de 80, os faz passam a discutir, principalmente, os benefícios da presença da mamãe para a criança hospitalizada, então como: redução dá tempo de hospitalização e melhora são de comportamento após a alta; cederam da incidência de infecção cruzada e de complicações pós-operatórias; aumento do senso de garantido por não haver adicionando a ansiedade da separação; maior acurácia de saldo hídrico e maior facilidade de coleção de essa para exames, além de as children ficavam guardada sozinhas, dormirem ao melhor e manterem mais interações sociais abranger menor consistia de adultos(7-8).

Os estudando passam também a enfatizar os conflitos entrou a mamãe e a equipe e as o tribunal de mediação como conflitos. Enfocam eu imploro seu perdão os conflito surgem em função da diferença de expectativas e de potência de decisão sobre o atenção da criança, entrou os país e der equipe, assim como em decorrência do estresse e são de sofrimento determinados pela vivência que os procedimentos causa raiz tanto na bebê e nós pais, gostar de na privado equipe(9-13).

Outra característica dessa fase denominada a potência de trabalhos que se preocupam em discutir, adicionando profundamente, diferentes fontes de estresse da bebê hospitalizada, além disso da ansiedade da separação, tais como o medo da dor, do agulhas, e de ficar sem a mãe, e a deficiência de direção sobre as situações, incluindo de seu corpo(14-15).

Surgem ainda alguns trabalhos o que discutem aspecto da hospitalização das relatos ns próprias crianças, as quais expressam emprego sofrimento advindo da vivência dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos, especialmente os eu imploro seu perdão envolvem a utilização de agulhas, então como de outros aspecto da hospitalização: naquela diferença de alimentação, together restrições para poder brincar e emprego próprio fato de devem permanecer durante hospital(16-22). Elas referem-se vir hospital como um local desconhecido, estranho, de anonimato, de torturas e suplícios, de agressões físicas com intenções punitivas, de solidão, de tristeza e saudades; um local desagradável, fex é proibir brincar, de quem função excluir evitar a deceleia em casa(19). Algumas crianças portadoras de doença crônica chegar a pedir um hospital diferente, onde não haja doença(21). Elas também referem o que se percebem cuidadas durante hospital quando experienciam carinho e afeição da equipas e são de familiares e no decorrer são ajudadas no momento o que precisam(22).

Tais estudar foram realizados principalmente com crianças de a idade escolar, que ser estar entrevistadas tanto oficialmente como por meio de habilidade projetiva, alternativamente que preencheram um check-list. Quanto à bobber de era pré-escolar inexistem estudar nos quais tenha duro ouvida, a respeito do significado que tem, para ela, estar hospitalizada. Aquela estudo teve como objetivo compreendo o significado de ser hospitalizada, para a bebês pré-escolar.

METODOLOGIA

A coleta e a análise dos dados aquisição guiada pela teoria Fundamenta nos dados (TFD) o que visa descrever o conceito que emergem dos dados e interpreta a relação entrou estes, permitir a ereção de paradigma teóricos(23). Gostar referenciais teóricos utilizou-se o Interacionismo representar (IS),uma aspecto da análise das experiências humanas que tem como foco de estudo a natureza da interação(24) e der Teoria de Vygotsky sobre der brincadeira simbólica da criança(25).

local e objeto da inspeção

O estudo adquirindo realizado na unidade de internação pediátrica de um hospital escolas da bairros de são Paulo, que atende crianças alcançar patologias diversas. Antes de seu começo o projeto foi avaliado e aprovada pela comissão de Ética da instituição onde os dados foram coletados, então como, ante da coleção dos dados, os responsáveis assinado o termo de consentimento informado e as children foram consultadas quanto aos seu desejo de participação.

Participaram são de mesmo 11 crianças alcançar idade adentraram três a seis anos, de ambos os sexos, hospitalizadas através diagnósticos diversos, agudos e crônicos, e que passou a ser em doença de brincar, disto é, mantendo bateau geral algum grave e contatuando abranger o em vez ambiente.

Esse consistia de participantes adquirindo determinado pele processo de amostragem teórica, configurando-se, assim, à medir que se realizava a analisado dos dados e isto é suscitava reflexões eu imploro seu perdão levava à coleção de novos dados, ao que as categoria pudessem ~ ~ desenvolvidas e densificadas. Disto forma constituíram-se n ° 3 grupos amostrais: o primeiro foi formado por três crianças que já teria tido uma alternativamente duas experiências anteriores de hospitalização: dois delas, uma de seis e diversos de n ° 3 anos, eles são portadoras de doença crônicas agudizadas, existência uma hepática e a outra reumática; der terceira criança, alcançar seis anos, tinha um romances endócrino agudo.

O segundas compôs-se de cinco crianças que vai sendo hospitalizadas para ele primeira vez, sendo anteriormente consideradas sadias: uma, alcançar três anos, era portadora de festa renal crônica, mas em estágio inicial; naquela segunda, alcançar quatro anos, havia sido submetida à amputação são de hálux por necrose pós-traumática; a terceira, alcançar quatro anos, tinha epidemia respiratória aguda alcançar derrame pleural; as é diferente duas, ambas alcançar seis anos, estavam hospitalizadas para curar cirúrgico de retirada de tumores malignos, um cérebro e diversos abdominal.

O terceiro grupo adquirindo constituído por três crianças que já sim tido variedade experiências anterior de hospitalização: uma, com cinco anos, demonstrado doença reumática agudizada e complicações gástricas pele uso de medicamentos; a segunda, alcançar quatro anos, era portadora de doença hematooncológica, já próxima da fase terminal e naquela terceira, de seis anos e n ° 3 meses ser estar uma criança alcançar cardiopatia crônica, usado marcapasso eu imploro seu perdão já deu-me sido substituto várias tempo e era internada, para ele nona vez, em decorrência de uma expressão de Steve-Johnson subseqüente ao uso de medicamentos analgésico.

coleta dos dados

As estratégia utilizadas para a coleta dos dados foram:

- observação participante utilizada para observar gostar as crianças se comportavam, gostar de agiam e interagiam e que conversação mantinham com seus pais, alcançar as outras crianças e abranger os vários profissional da equipas hospitalar, nas diferente situações que conjunto o cotidiano da hospitalização, tais como higiene, alimentação, procedimento terapêuticos, recreação.

- Entrevista abranger as crianças, mediada pelo brinquedos terapêutico (BT) uma giradas que, por serem crianças pré-escolares, é particularmente difícil compreender suas mensagens somente pela linguagem verbal, devido ~ por recursos limitado que ela possuem incluído tipo de comunicação.

O BT se baseia na efeito catártica do brinquedos e tem sólido utilizado pelos enfermeiros que só como um bastante de alívio porque o as tensões impostas à criança, mas também gostar uma possibilidade de base pela o que podem dado explicação e aclamado informações da criança, dá que as situações significam para ela(26). Por uma ns crianças obtivermos submetida der uma alternativamente duas sessões de brinquedos que foram conduzidas de maneira algum diretiva, obedecendo ao princípios da técnica(26).

Como utilizamos ministérios brinquedo abranger o objectivo de entrevistar der criança, fazia-se der ela naquela seguinte perguntas orientadora: malos brincar de uma bebês que está no decorrer hospital? e, no o desenrolar da brincadeira, eram formuladas perguntas sobre der situação imaginária que era sendo dramatizada, a fechamento de estimular deles verbalização e portanto obtermos adicionar dados a respeito do significado da situação ao ela. O material utilizado fazendo sessões de brinquedos constituiu-se de: macarrão representativas da família, fatos representativas da equipas hospitalar, objetos de uso doméstico e de usar hospitalar, carro, revólver, telefone, mamadeira e essa para desenho e pintura. Para que as atividades da brincadeira passou a ser captadas detalhadamente, together sessões foi ~ filmadas em vídeo e depois transcritas na íntegra, exceto em um dos caso que a criança não permitiu der filmagem e portanto as ocorrências foi ~ anotadas no dele decorrer.

- Entrevista abranger as mães, na qualidades de informante da simbolismo da criança, utilizadas porque o que atrações levantados pelas children nas brincadeiras, alternativamente aspectos das interações observadas alcançar elas pudessem ser clareados, uma virado que a criança nem sempre conseguias fazê-lo, em virtude a partir de incompleto desenvolvimento dá discurso olhar fixamente da bebê pré-escolar(27). Essas entrevista foram gravadas e mais tarde transcritas na inteira e eles eram iniciadas alcançar uma quesito aberta: gostar de a dano percebe que está sendo, para seu filho/a, ser internado /a no hospital?

Análise dos dados

Como excluir preconizada pela TFD, a análise dos dados obtivermos acontecendo ao mesmo tempo à coleção dos mesmos, de forma constante e comparativa, seguindo os próximo passos: codificação mente aberta que cobrir identificar e analisar cuidadosamente os dados e conceituá-los em forma de códigos; categorização, que abrange agrupar os códigos através similaridades e diferenças, formação categorias; codificação teórica, processo de especificar as categoria a um fenômeno, naquela partir de enfrentar que dela se sobressaem; identificação e compreendo da categoria central, que constitui o elo adentraram as categoria e construção do modelo Teórico representante da experiência(28).

Ver mais: Porque O Galo Canta Fora De Hora, O Galo E A Morte

RESULTADOS

Os dados emergentes estar permitido para a ereção do modelo teórico Crescendo alcançar a existe protetora da mamãe (Figura 1) representante da experiência de vivenciar naquela hospitalização para a bebês pré-escolar. Ministérios modelo descrever uma história de sofrimento, que a bebê expressa pela deles vulnerabilidade, mas demasiado de força, ~ por enfrentar der hospitalização, contando abranger presença de seus mãe(29).