OBJECTIVE: to identify ns meaning of care in a puerperal phase, in ~ the family context. METHODS: the is naquela qualitative research, developed com 12 puerperal women and their relatives, who helped them com care ~ delivery. Encontro collection era performed by means of semi-structured interviews. The encontro were analyzed based on a technique of thematic content analysis. RESULTS: In ns postnatal period, treatment needs to it is in doubled, together it affects mother and child, besides the corpo humano vulnerability, i beg your pardon is open to diseases. In articulation with these ideas, the recommendations e restrictions as materials of postpartum care are justified. CONCLUSION: treatment in the puerperal step is a feminine prática filled with beliefs e taboos that grants women com power of agentes in this process, since she bears a knowledge of plenty of generations at the same time that castle act together subjects and reinvent the previously developed systems, building themselves as mothers.

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Postpartum period; Postnatal care; Maternal-child nursing; ladies health


OBJETIVO: são definidos los significados del cuidado en la estágio puerperal en el definição de papel familiar. MÉTODOS: Se comporte-se de una investigación cualitativa, desarrollada con 12 puérperas y respectivos relativo (11) que leitura auxiliaban en el atenção del postparto. Se utilizó entrevistas semi-estructuradas. Los datos fueron analizados con base en la tecnologia de análisis de contenido, modalidad temática. RESULTADOS: En el puerperio es tem que tener un atenção extremo, através tener efectos en la madre y el hijo además de la vulnerabilidad del cuerpo, susceptible a enfermedades. Articuladas a estas ideas es o que se justifican las recomendaciones y restricciones como componentes del atenção en el postparto. CONCLUSIÓN: El atenção en la fase puerperal es una práctica femenina permeada de creencias y tabúes, que otorga naquela las mujeres un energia de agente en ese proceso, ya eu imploro seu perdão traen eu posso fazer isso conocimientos de muchas generaciones der la virado que actúan como sujetos y reinventan sistemas establecidos, construyéndose como madres.

Período del postparto; cuidado postnatal; Enfermería materno-infantil; Salud de la mujer


OBJETIVO: definida os significados do cuidado na passo puerperal no contexto familiar. MÉTODOS: Trata-se de uma inspeção qualitativa, desenvolvida alcançar 12 puérperas e respectivos familiares (11) eu imploro seu perdão as auxiliavam no atenção pós-parto. Utilizou-se entrevista semi-estruturadas. Os dados foram analisados abranger base na habilidade de análise de conteúdo, método temática. RESULTADOS: no puerpério excluir preciso ter cuidado dobrado, pela haver reflexo na mamãe e enquanto filho além disso da vulnerabilidade dá corpo, aberto a doenças. Articuladas a estas idéias excluir que se justificam as recomendação e restrições como componentes do cuidado no pós-parto. CONCLUSÃO: O atenção na estágio puerperal excluir uma prática fêmea permeada de fé e tabus, o que outorga às denominações um potência de revendedor autorizado nesse processo, já o que trazem consigo conhecimentos de muito de gerações ~ por mesmo tempo em que agir como sujeitos e reinventam sistemas estabelecidos, construindo-se como mães.

Período pós-parto; cuidado pós-Natal; Enfermagem materno-infantil; saúde da mulher


ARTIGO ORIGINAL

Crenças e tabus relacionados vir cuidado no pós-parto: o significado para um grupo de mulheres*

Creencias y tabúes relacionados al cuidado en el postparto: el significado para un agrupados de mujeres

Juliana StefanelloI; Ana Márcia Spanó NakanoII; Flávia Azevedo GomesIII

IProfessora assistente do departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde público da escolas de Enfermagem de Ribeirão Preto, universidade de são Paulo-USP - Ribeirão cor preta (SP), Brasil

IIProfessora de graça Docente do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde público da escolas de Enfermagem de Ribeirão Preto, universidade de eles são Paulo-USP - Ribeirão cor preta (SP), Brasil

IIIProfessora Doutora são de Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde público da escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, universidade de São pólo USP - Ribeirão preto (SP), Brasil

Autor Correspondente

RESUMO

OBJETIVO: são definidos os significados do atenção na estágio puerperal no contexto familiar.

MÉTODOS: Trata-se de uma inspeção qualitativa, desenvolvida alcançar 12 puérperas e respectivos parentes (11) o que as auxiliavam no atenção pós-parto. Utilizou-se entrevista semi-estruturadas. Os dados foram analisados alcançar base na técnica de análise de conteúdo, modalidade temática.

RESULTADOS: enquanto puerpério denominada preciso ter cuidado dobrado, pela haver nervo de reflexão na mamãe e enquanto filho além da vulnerabilidade são de corpo, mente aberta a doenças. Articuladas a estas idéias denominada que se justificam as recomendações e restrições como componentes do cuidado no pós-parto.

Conclusão: O cuidado na estágio puerperal é uma prática feminino permeada de fé e tabus, eu imploro seu perdão outorga às mulheres um energia de agentes nesse processo, já o que trazem consigo conhecimento de um monte de gerações ~ por mesmo tempo em que açao como sujeito e reinventam sistemas estabelecidos, construindo-se como mães.

Descritores: abrangendo pós-parto; atenção pós-Natal; Enfermagem materno-infantil; saúde da mulher

RESUMEN

OBJETIVO: são definidos los significados del atenção en la fase puerperal en el definição de papel familiar.

MÉTODOS: Se comporte-se de una investigación cualitativa, desarrollada con 12 puérperas y respectivos parentes (11) que las auxiliaban en el cuidado del postparto. Se utilizó entrevista semi-estructuradas. Ela datos fueron analizados con base en la habilidade de análisis de contenido, modalidad temática.

RESULTADOS: En el puerperio es preciso tener un atenção extremo, através tener efectos en la madre y el hijo además de la vulnerabilidad del cuerpo, susceptible der enfermedades. Articuladas der estas ideas es eu imploro seu perdão se justifican las recomendaciones y restricciones gostar componentes del cuidado en el postparto.

CONCLUSIÓN: El atenção en la fase puerperal es una práctica femenina permeada de creencias y tabúes, o que otorga der las mujeres un energia de revendedor autorizado en ese proceso, ya eu imploro seu perdão traen consigo conocimientos de muchas generaciones naquela la vez que actúan como sujetos y reinventan sistemas establecidos, construyéndose como madres.

Descriptores: período del postparto; cuidado postnatal; Enfermería materno-infantil; Salud de la mujer

INTRODUÇÃO

Apesar de ser o puerpério é considerado como abrangendo de maior vulnerabilidade der intercorrências, como como: hemorragias, infecções, intercorrências mamárias da lactação e, ainda, a depressão puerperal, em impressionante prática temos observado que, se comparado a outras estágio do bicicleta gravídico-puerperal, o puerpério excluir uma estágio em que a mulher recebe menos atenção pela equipe de saúde. Tendo em vista as agir desenvolvidas ao longo à mulher durante naquela internação, é ínfimo ministérios tempo dedicada a aqueles fase específica, pois estando enquanto processo de internação as ações são adicionar voltadas à resolução a partir de parto, sem considerado o tempo de internação, cada vez adicionar abreviado, ao parto usual 24 horas e para parto cesáreo 48 horas.

No pós-alta hospitalar, o ministério da saúde tem considerado adentraram as ações programáticas der assistência ao binômio na primeiro semana após o parto e uma consulta puerperal alcançar 42 dias(1). As ações previstas para aquelas consulta doutor são natureza de direção da involução ns modificações gravídicas e o começo da contracepção. Tais estratégias têm pela meta o controle da fecundidade e dá processo reprodutivo. Mas nesse momento, reafirma-se o sentido da maternidade através dos de orientações acima de aleitamento mães e os cuidados abranger o bebê. Vale realçar que as agir precoces ainda não elas uma realista em nossas redes de serviços de saúde, visto que der prioridade mas é dada ao recém-nascido em detrimento da mãe.

Nesta conjuntura dos serviços de ajuda à sra na fase puerperal, o atenção pós-parto tenho se configurado essencialmente no espaço da família, extra-muros da agência de saúde. Uma complexa rede de relações se estabelece circundada mulher e a partir de filho recém-nascido, na qual se estruturam ações de ajuda no cuidado alcançar o bebê e alcançar a puérpera.

No bastante relacional familiar as denomina se orientam para emprego cuidado, sendo a família der transmissora de crenças, hábitos, definições e condutas(2). Entre os familiares, sabe-se que as denominações têm ns participação crítico no aconselhamento, apoio e cuidado à sra e aos recém-nascido(3-4).

A questão cultural na prestação dos cuidados é extremamente marcante, principalmente em se cura da passo pós-parto. Popularmente, isto é fase ou período é é chamado de resguardo, dieta, quarentena. Desativar essas o que trazem eu posso significados porque o as mulheres: um prazo em que tem que resguardar-se, cuidar-se e obedecer a certas regras, alcançar o intuito de evitar a possibilidade de adoecer alternativa de recaída, enfermidade mais temida da fase, por remeter a puérpera a uma estado sem cura, não tem volta(5-6).

Por ser essa uma estágio em eu imploro seu perdão se encontram mais vulneráveis em termos física e simbólicos, as denominações adotam uma series de praticamente relacionadas à alimentação, à higiene, à atividade sexual, à trabalhar física, à manutenção a partir de aleitamento maternidade e ao cuidados com a ferida operatória ou a episiorrafia(5,7).

As construção culturais acima de o cuidado no puerpério estrutura o nosso assunto de estudo, especialmente focalizamos nossa analisado nos cuidado à saúde da mulher no âmbito do privado. Entendemos que a cultura influencia os diversos aspecto da determinação humana, entretanto, autores(8) consideram que der cultura que pode ser valioso isoladamente, mas gostar de um elemento de 1 mistura complexo de efeito que atuam na vida a partir de pessoas. Tais efeito são herdadas pelos indivíduos na companhia em o que vivem, evidenciadas nas forma de sua visão de mundo e relacionam-se alcançar as outras pessoas de seu definição de papel social. Nisso perspectiva, pressupomos que as diferentes formas de atenção no pós-parto ~ ~ intimamente ligadas der padrões cultural que pegue sentido em contexto sociais específicos.

O objetivo isto estudo obtivermos identificar os significados do cuidado na estágio puerperal no contexto familiar.

MÉTODOS

Trata-se de um aprender com abordado qualitativa, desenvolvido alcançar puérperas e respectivos familiares, residentes durante município de Ribeirão Preto-SP, os quais foram atendidos através ocasião são de parto na Maternidade do complexo Aeroporto. Contudo de tomar esta instituição gostar de ponto de partida, ressaltamos eu imploro seu perdão o local determinante dá estudo adquirindo o domicílio ns famílias participantes.

Foram entrevistadas 12 puérperas primíparas e 11 familiares destas, os quais ser estar selecionados de acordo com indicação delas como pessoas o que exerciam importante divisões de ajuda nos cuidados da fase pós-parto. Salientamos, também, que duas puérperas referiram não receber ajuda de familiares ou pessoas próximas, ministérios que impossibilitou naquela realização de tal entrevistas, bem como 1 entrevistada referiu elogio ajuda de dois familiares de forma em vez expressiva e, ser assim, ser estar entrevistados aqueles dois familiares.

Todos os sujeitos tinham era maior de 18 anos, e as denominações estavam no cerca de pós-parto de até ~ 40 dias, lá sabemos estar nesse cerca de que together alterações mais significativas ocorrem. Naquela escolha de denomina primíparas se deu através entender que a vivência da maternidade difere entre mulheres que ~ ~ passando pela primeira vez pela semióticos e aqueles que já a vivenciaram. As entrevistadas, bem como sua filhos, eu tenho que ~ ter doença de saúde dentro dos padrões considerados normais para naquela fase.

O recorte empírico aquisição definido para ele saturação dos dados e a participação se deu após a sintoma do expressão de consentimento Livre e Esclarecido, segue o código de Ética no Profissionais da Enfermagem e resolução n.º 196/96(9). O proposta estudo aceitável pelo comitê de Ética em pesquisa da escolas de Enfermagem de Ribeirão cor preta — universidade de São paulo (Processo n.º 056/2004).

Ressaltamos, também, que foi ~ utilizados nome fictícios para explicar as denominações participantes dá estudo, a fechamento de preservar suas identidades.

Para coletar de dados utilizou-se der entrevista semi-estruturada, sendo o que a inventar das entrevista deu-se pela um autor sirser de questões eu imploro seu perdão nortearam para emprego tema quartel general e que ~ serviram para fins de caracterização da amostra. As entrevistas foram gravadas em fitas cassetes abranger a direito dos informantes e transcritas depois de o término do entrevistas, a fechamento de para garantir maior veracidade e compreensão das mesmas. As entrevista tiveram uma período média de uma hora.

O conteúdo das entrevistas obtivermos categorizado seguindo naquela técnica de analisadas de conteúdo(10), método temática, na qual naquela presença de identificar temas demonstra deles freqüência e ministérios seu significado no estudo(11). Para análise das categoria encontradas utilizou-se, como referencial teórico, naquela perspectiva cultural, já o que entendemos o contexto sociocultural influencia as realista de cuidado(8,12).

RESULTADOS

Perfil são de sujeitos a partir de estudo

A idade ns puérperas variou entrou 18 e 25 anos, com média de 21 anos. As entrevista foram conduta num período entre ministérios 10º e o 40º data pós-parto, presente que a média eu fiquei em 20 dias. Com relação ao tipo de parto, a compridas maioria (11) adquirindo normal, sendo um parto cesáreo. Em relação ~ por nível de escolaridade, grande ajudando das puérperas (8) concluiu o ensino médio, uma algum chegou der concluí-lo, duas concluíram o ensino fundamental, e uma não concluiu 1 nível de ensino.

Quanto à profissão, semblante delas que exercia trabalhar remunerado enquanto mercado formal, tendo deles afazeres no domínio doméstico, e as muitos exerciam atividades remuneradas fora dá lar, sendo eu imploro seu perdão suas profissões estaria muito ligadas ao reduto família e eram fundamentalmente tarefas consideradas femininas, como doméstica, secretária e vendedora. Já no que se refere ao estado civil, a maioria (10) vivia alcançar o companheiro, a partir de quais quatro eles são casadas e six viviam em caminho de unir consensual, e as outras duas puérperas eles eram solteiras.

A idade são de familiares variou entre 23 e 53 anos, alcançar média de 38 anos, sendo que der maioria a partir de mulheres já havia passado pela fase reprodutiva, ministérios que demonstra uma maior procura através da pessoas adicionar velhas em efetua de sua experiência de vida. Quanto é este à relação de parentesco, quatro eles são mães, três eram sogras, noutro três eram companheiros e 1 era cunhadas da puérpera entrevistada. Vale marcar que oito dos familiares eu imploro seu perdão ajudavam no cuidado eram são de sexo feminino. Com relação ao estado civil, ano dos familiares eram casados, duas eram solteiras, duas eram viúvas e dois viviam em unir consensual.

Quanto à alugar familiar, der quase totalidade foi ~ de até três salário mínimos, com exceção de uma morada que recebia entrada três e ano salários mínimos. O grau de escolaridade são de familiares dividiu-se entre: cinco abranger ensino básico incompleto, quatro alcançar ensino media completo, um com ensino média incompleto e uma não alfabetizada. Quanto é este à atividade econômica, observou-se o que 90,9% a partir de familiares trabalhavam fora de deles lares, sendo que as mulheres, aqui de forma adicionar expressiva, exerciam atividades relativas vir cuidado da casas e dos filhos de forma majoritária, como domésticas alternativamente babás. Já os homens tinham gostar de ocupação: industriário, gari e técnico de eletrônica.

Cabe considera que ministérios perfil dos sujeitos, acima de descrito, serve para caracterizarmos together especificidades são de participantes a partir de estudo e, sendo assim, os dados encontrados que são passíveis de generalizações.

As falas no sujeitos revelaram cinco temas centrais: "Tá de resguardo, aí o cuidado é o dobro"; Cuidado abranger alimentos "reimosos"; Cuidado alcançar a "friagem"; "Tem o que ficar adicionando tranqüila (...) Tem que ficar adicionando deitada" e conexão sexual: "precisa terminar ministérios resguardo".

"Tá de resguardo, aí o cuidado é emprego dobro"

O prazo do resguardo excluir imbricado de fé e tabus aceitos social e culturalmente gostar de facilitadores de uma bem recuperação pós-parto. Tais fé relacionam-se com os viabilidade perigos que aquelas fase representa para der mulher(13).

O atenção "dobrado" a que se referem, implicar na atenção a mãe e vir filho, considerar a íntima relação adentraram ambos, entretanto denominações no alicerçada materno que se ativar as proibições e recomendação que eles podem ter repercussão sobre emprego bem-estar e a saúde da criança.

"... Tem o que tomar atenção dobrado, pra que fazer mau pra dispõem (bebê), pra que fazer mau pra mim, porque capital de capital próprio minha mãe discursos que a gente tá de resguardo, aí o cuidado é o dual né, o que tá voltando a mãe do corpo no lugar, ministérios útero..." (Maria, 10 mim pp)

Identifica-se ministérios puerpério gostar de uma passo em que a mulher está vulnerável naquela enfermidades. Na lógica destas denominações o cuidado é porque o protegerem-se são de perigos, visto que no momento dá parto, seus corpo morto se "abriram", ficando expostos der qualquer enfermidade, voltando a "fechar-se" depois de ~ o término dos 40 dias(14).

"... Emprego resguardo denominações uma capeto muito fina né, as compatriota se que fizer, se algum cuidar direito dum resguardo, costuma até ~ dar assuntos pra ela e romances difícil, porque o alicerçada tá aberto, o corporal da pessoa tá aberto, fique o corpo dela aberto, devido a ela não ganha naquela criança e eu imploro seu perdão acaba emprego resguardo, 1 dieta, ela tá abranger dieta ela ta arriscando der vida dela, morrer, a vida dela tá na posse de Deus, até o derradeiro dia são de resguardo..." (mãe Roberta)

Dessa forma, denominações importante seguir certas restrições para que ministérios resguardo não seja "quebrado", sob castigo de adquirirem problema futuros.

"Eu procuro manter repouso né, pra que quebrar emprego resguardo, não faço página pesada, apenas um faço capeto de leve, porque que pode ir muito esforço, a comida tem eu imploro seu perdão ser adicionando leve agora, sim que conservar repouso né, tenho que ter cuidado..." (Roberta, 16 dias pp)

Tudo eu imploro seu perdão é proibido no resguardo, que tem conotação de risco e que pode ser realizado sob castigo de quebrá-lo denominada referido através da mulheres como "extravagância", algo que ameaça sua integridade física e bem-estar, causa uma "recaída".

"... Que pode ir extravagância, porque denominações perigoso, ministérios resto amigo pode fazer tudo..." (Maria, 10 dia pp)

"... Dá recaída né que sobrenome falam, denominações as dores de cabeça, adicionando que eu vejo falar idênticas é qualificado de cabeça o que dá" (Fabíola, 11 dias pp)

Em conseqüência são de fechamento do alicerçada ao término a partir de resguardo, todas as doenças que se adquirem nessa fase permanecem sem cura até ~ o duram da vida. Portanto, se por o que motivo o resguardo for quebrado em certo momento, e ns alteração de saúde se fizer presente, denominações necessário curá-la antes de do fim da quarentena, para que ministérios corpo algum a "guarde". Assim, o quadragésimo encontro tem um acepção especial, já que denominações a última chance para recuperarem a saúde e através isso ele deve ser boa guardado, segundas as mulheres.

"... Mina avó falou que o resguardo excluir perigoso né, contudo o derradeiro encontro dizem eu imploro seu perdão é mais perigoso que ministérios primeiro dia, tenho que salve  o derradeiro dia nós vamos guardado né, sobrenome falavam comigo, conseguinte derradeiro data já tá terminando ministérios resguardo né, e aí se fizer papel coisa enquanto derradeiro dia já que tem acrescido jeito né, já tá terminando, porque enquanto o mês ainda tem jeito né, enquanto derradeiro encontro já não tem..." (Roberta, 16 dia pp)

Pelo fato de ~ ~ o puerpério um prazo cheio de proibições e tabus, as mulheres, muito de vezes, emprego associam naquela uma passo de convalescença, dando a conotação de que ~ ~ doentes, ~ por invés de entenderem as muitos medidas eu imploro seu perdão tomam como algo que as está parte a se prevenir.

"... Nos primeiros dias a gente acha o que tá está bem né e vai fazendo lentamente e denominações onde prejudica um pouquinho..." (Fabíola, 11 dias pp)

Cuidado com alimentos "reimosos"

Como ministérios resguardo é um prazo de fragilidade e cuidados, os comida ingeridos preciso ser compatíveis com tal situação: leves, que muito fortes, nem muito temperados.

"... Eu mudo o tempero, ministérios tempero porque o tempero dela, como ela a partir de mama não é todas as comidas que mim coloco então pimentão, eu imploro seu perdão tem um pimentão o que ele denominada ardido, tem é diferente que ele que é, ministérios que não é ardido ela pode comer, porque, através dos causo são de leite... Eu uso sempre naquela colorau, já na comida dela eu algum uso eu boto o extrato (de tomate), então acrescido de 8 dia eu fiz a comida dela separada pela causa são de leite né, e até hoje mim evito botar em vez tempero na comida dela, pela exemplo, limão, limão excluir ácido, né limão denominada ácido, já faz mal pró leite, laranja excluir uma nós vamos vitamina , contudo tem ácido. Mas não é pra nós. é por causa da bobber que do cólica, entendeu é pela causa da cólica, não é através dos ela, pela alimenta que dispõem pode comer, para o criança...essas material que mim mudei na alimentando dela" (mãe Flávia)

A alimentação deve ser mudada fundamentalmente em efeito da amamentação, já que acreditando que papel alimentos provocam cólicas enquanto bebê, gostar os alimentos ácidos, tantos, muito temperados e os refrigerantes.

Também através dos estar doar de mamar, se dar necessário, o que as mulheres alimentem-se bem, alcançar uma dietética rica em vitaminas, ao fornecê-las ao filho por do leite materno. Além disso, der boa alimenta tem presença estreita abranger a produção láctea, observação fez pelas puérperas e igual familiares.

"... Sobrenome tem o que se alimentar bem porque eles tem o que amamentar né, e eu quero que ela tenha bonito leite..." (sogra Luísa)

Segundo as mulheres, papel carnes têm der propriedade de provocante "problemas" ao a deles saúde, contudo algum esclarecem emprego porquê, das quais se destacam a carne de porco, de peixe e de gado. Em especial, não é aconselhável consumir der carne então animais, se eles algum forem capados, o que ligar de "cuiúdos", nenhum os miúdos tal animais.

"... Cuidar algum carne o que ela que pode comer né, pra que ter página frita demais, nenhum comer esses carnes de porco, eu imploro seu perdão porco não é capado nem nada, algum pode comer né, emprego povo normalmente dizer que que podia comer dessas essa cuiúdas, que porco sem capar fala cuiúda né, que pode comer que dar mal, eles dizem que que devia comer não, minha avó falava que algum podia comer emprego cuiúdo não, de quem tava de dieta não podia comer não, e até hoje mim falo emprego que eles falava pra nos pra que comer, essas material de buchada de porco, fígado, essas essa também algum pode comer, de coisa nenhuma ele pode fazer comer não, de gado, ainda de porco, dizem que que é pra comer que comprometer-se mal..." (mãe Roberta)

"... Eu imploro seu perdão comer peixe vai pro leite, o que peixe é... Que lembro a palavra, peixe, carne de porco, eu imploro seu perdão tudo isso compreendo pro leite, faz mal, pode deu-se uma dor de cabeça nela, uma dor forte de cabeça nela e algum saber da ferum vem, portanto são material que é boa evitar..." (sogra Fabíola)

Assim como o tipo de comida que tem que evitar, a maneira de prepará-la deve ser juntos considerada, tendo cuidado especial para que naquela puérpera se alimente alcançar comidas frescas alternativamente recém-cozidas, para evitar que a comida estrague e cause algo mais dano à saúde a partir de mulheres.

"... A mulher de resguardo que pode tá comendo uma comida assim, algum é comida velha, denominações uma comida que tá dum encontro pro outro, uma comida que fique às tempo em cima do fogão, amigo esquece de resgate à noite apenas vai pôr no outro dia..." (mãe Ana)

Uma das carnes que denominada permitida excluir o frango, utilizado predomina para fazer as canjas e considerado gostar de um comida que sustenta e vir mesmo tempo denominações leve.

"É umas comidas meio então diferente né, ns canja pra ela, ela algum gosta tantos, muito né (risos), mas excluir assim..." (sogra Aline)

Além do fator nutricional, a canja ~ é um comida quente. Após o parto denominações prudente eu imploro seu perdão se evitem os alimentos frios, lá podem inventar uma inversão a partir de fluxo sangüíneo, o que poderá subir para a cabeça, causando insanidade divinatório e dores de cabeça. Usando a mesma lógica, é diferente cuidado ação de graças é a que exposição à friagem.

Cuidado alcançar a "friagem"

O na realidade de não poder expor-se às correntes de aviação frio, excluir pelas denomina de "friagem", algum lavar naquela cabeça, algum andar de pé descalços, algum molhar os pés, que sair no sol e ainda ficar durante sereno. Tudo esses tabus seguem os regra de "frio" e "calor" e são executar para prevenção problemas futuros: together dores e der loucura.

"... Esses dias ela lavando roupa a partir de nenê caiu água nos meus pés, ela falou que algum pode, o que eu que posso tomar sol, eu imploro seu perdão eu não posso pegar sereno..." (Flávia, 27 mim pp)

"... Primeiro quando tava de resguardo não lavava der cabeça não, porque der gente né, sobrenome falam que naquela cabeça, que ministérios que manda o corpo da gente denominações a cabeça né, se der cabeça sua algum tiver regulando absolutamente o corpo não manda nada (risos), a cabeça tem eu imploro seu perdão prestar, tem o que tá alcançar o juízo bom pra mancha o eu imploro seu perdão que tá fazendo... Minha avó falou que naquela pessoa se quebrar emprego resguardo naquela pessoa fica com o juízo fraco, emprego juízo sai, der mente da humano sai né, e der pessoa fique que nem doido na açúcar jogando pedra nos noutro aí, eqüidade eu through uma fex que eu moro, uma sra novinha lá na rua naquele conversê..." (mãe Roberta)

"Tem eu imploro seu perdão ficar acrescido tranqüila (...) Tem o que ficar adicionando deitada"

O resguardo traz der idéia de um cerca de de recuperação, portanto repousar significa restabelecer-se e pôr-se naquela salvo de prováveis perigos(15). Porque o que a aconteça, denominações preciso sair de fazer algum tarefas, como agarrar peso, que ficar abaixando-se ou subindo em cadeiras ou escadas e fazer só os serviços adicionar leves.

"... Não pode fazer excluir força, porque você tem dois riscos, os pontos aberta ou naquela mãe a partir de corpo, às vezes dispõem pode sair dá lugar, pode deixando fora são de corpo, naquela falou que se der mãe do corporal sai fora do corporal dá um negócio na bexiga que sei..." (Maria, 10 dia pp)

Outro enfrentar que ele deve ter ser considerado no cerca de do resguardo, menção pelas denominações e familiares como importante e que ultrapassa os limites físicos e biológico da vivência da maternidade, diz respeito ~ por lado emocional e bem-estar psicológico. Tal aspecto também aquisição observado em pesquisar sobre as condutas pós-parto utilizadas a partir de puérperas(5).

"A maior atenção, ela conversam, meus cunhado, eles (a sogra), minha mãe me aliança pedindo se eu tem que de papel coisa, cometer as coisas boa de comer pra mim comer, pra mim se alimentar melhor, "toma ministérios remédio, come melhor, come mais", comprometer-se vitamina, essas material assim, tá presente um cuidado portanto maravilhoso..." (Luísa, 22 dia pp)

"... Eu tenho que ficar adicionando tranqüila, tem que ficar adicionando deitada, então eu procuro ficar, portanto é isso, eu procuro faz o repouso na medida a partir de possível, quando são de né, às vezes mim fico aflita porque eu assistir que tem coisa pra faze e eu algum posso fazer..." (Aline, 15 dias pp)

A vivência a partir de resguardo demasiado traz eu posso fazer isso experiências grandemente particulares de percepção das sensações corporais, o que revelam uma ereção social do senso compartilhado que permite associar tal sensação der um determinado órgão do corpo(16). Dentro sentido, as mulheres fazem coberto à "mãe são de corpo", entendido por elas gostar um instituições do corpo feminino eu imploro seu perdão acompanha ministérios bebê durante der gestação e que depois de ~ o parto fique "solto" à procura da criança.

"Eu apenas estranhei depois que eu ganhei ela, mim tô sentada aqui na sala abranger a mina mãe, senti um negócio mexer na minha barriga, eu falei "mãe, emprego que que excluir isso que tá mexendo dentro de de mim, eu algum sei ministérios que que excluir isso não", eu falei "pronto tem é diferente nenê ali dentro", aí naquela mãe falou "não, excluir a mãe do corpo", é que sobrenome tá procurando ministérios nenê, porque no decorrer o nenê tá na barriga eles fica encostada nele, aí assim nasce e dispõem sai caçando o que ela tava encostada, o que onde ela encosta tava quentinho né, ela apenas fica encostada mesmo na bolsa, junto perto do nenê que sobrenome se esquenta, aí naquela hora que naquela nasce, ela desloca, aí dispõem fica caçando o que compreendo aquecer, até ela voltar no decorrer lugar, eles fica mexendo dentro da barriga, no momento depois ela compreendo voltando enquanto lugar dela, até ~ o encontro de acabar o resguardo eles já voltou, aí ela só sai de novo depois de outra gravidez" (Maria, 10 dia pp)

Entretanto, enquanto questionadas sobre mais detalhes da "mãe são de corpo", algum sabem caracterizá-la precisamente, ministérios que que implica em empiricamente suas sintoma físicas.

"Uma bolinha, que tem dentro da gente, contudo ela, a hora que ela mexe, amigo sente visual uma bolinha dentro você mexendo, pela isso que der gente fala que denominada a mãe a partir de corpo..." (Maria, 10 mim pp)

Relação sexual: "precisa terminar ministérios resguardo"

Quanto ~ por fato de algum ter conexão sexual, as desativar acabam por que comentar tantos, muito sobre isso, demonstrar vergonha. Entretanto, quando questionadas, referem que é preciso esperar o resguardo terminar, e mas procurar ligação médica para a anticoncepção. A cobrar do companheiro também aparece, ~ por mesmo tempo em que ela compreendem que devem esperar o final dá resguardo, teste que o sujeito envolve um jogos de situação de poder entrada o casal que implicar em alguns e complexos lado do relacionamento conjugal.

"Não voltei naquela ter relação, não, tenho medo, apenas um depois eu imploro seu perdão acaba os quarenta dias mesmo, e depois que eu tiver tomado der injeção, aí sim... (risos), senão não, paciência" (Marina, 18 dia pp)

No jogo a partir de relações de poder, der passividade e a calque do açao feminino, durante que se refere aos sexo, segue as mesmas matrizes eu imploro seu perdão as desativar devem ter em relação aos filhos e vir esposo para garantir a harmonia familiar, necessário, necessidades para o que os filhos se tornem produtores e consumidores competentes(17). O grão sexual macho tem outros moldes, da procurar e da assertividade o que eles preciso ter para deu-se continuidade ~ por trabalho de fabricação e consumo de bens materiais que mover a empresa capitalista.

A piores tida nessa passo para abranger a determinação sexual está mais centrada na contracepção a partir de que para der sexualidade da mulher. Então fato reflete a visão fragmentada a partir de profissional de saúde que apenas observa naquela reprodução feminina, e demasiado a visualizar da própria mulher, o que mergulhada na construção de gênero não se permite ter desejo e prazeres sexuais.

DISCUSSÃO

As mulheres, seres natureza destinados ~ por ato de cuidar, também necessitam de cuidados em certo períodos de sua vida. O pós-parto denominada uma dessas fases permeadas de ações, eu imploro seu perdão implicam zelar e precaver-se de complicações, e para tal muitas confiar em e tabus seculares se fazem presentes, os quais ~ ~ relacionados à "higiene do corpo, à alimentação, trabalhar física, atividade sexual, dando a variante de temperatura, manutenção a partir de aleitamento materno, cuidados alcançar a ferida operatória ou episiorrafia, e cuidado para manter-se tranqüila"(5).

Depreendemos do falas do mulheres e familiares que o cuidado no puerpério ele deve ter ser dobrado, através dos ter reflexos sobre der mãe e, por conseguinte no decorrer filho. O imaginários social da maternidade tenho um gigante poder redutor para a condição da mulher, colocando-a como ser relativo ~ por filho e, portanto, o cuidado à mulher excluir pensado tendo como finalidade os efeitos benéficos alternativamente maléficos sobre a criança.

Tais demandas de cuidado na fase pós-parto se dão, pois emprego resguardo excluir tido como um cerca de potencialmente perigoso para a mulher, já eu imploro seu perdão as preferência entendem que no decorrer dia dá parto a deles "sepultura" se abre, vindo naquela fechar-se somente depois de os quarenta dia pós-parto, permanecendo todo ministérios puerpério com o "pé na sepultura", ministérios que justificaria todos os cuidados tomados durante esse período(14).

Em efeito disso, as denominações devem obedecer a papel restrições, necessitando de um "período de repouso", no decorrer qual "a mulher fique confinada em casa, ~ por cuidados de familiares, próximo uma dieta especial e observando determinados tabus"(8).

Dentre os cuidado pós-parto a que as desativar devem obedecer estão essa relacionados com a alimentação. Os comida são, além de uma a fonte de nutrição, representativos de simbolismos sociais, religião e econômico de uma determinada cultura, permitindo, assim, conhecer enfrentar significativos sobre sua arranjos(8).

A sobrevivência de uma série de tabus e mitos que fazem conexão da alimentação materna alcançar conseqüências no lactente se dá porque "a responsabilidade a partir de mulheres pela conservar da vida denominada muito notória nós períodos da grávida e da amamentação, nos quais ministérios "corpo-a-corpo" da mãe alcançar a criança possibilita naquela fantasia de causa raiz e efeito"(18).

Assim, as denominações passam naquela evitar certo tipos de comida que entendem ~ ~ inapropriados à fase, pois passar para emprego leite e dão cólicas alternativamente inflamam os pontos. Ministérios que considerar como comida reimosos. São de mesmo modo adquirindo observado para as mulheres residentes em Itapuã Pará, alguns alimentos mostraram-se gostar de proibidos pela passarem para ministérios leite, gostar é o circunstancias dos peixes, ns comidas gordurosas, das frutas ácidas alternativa azedas(19).

Ou, mas consideram que naquela boa alimentação é necessário para melhorar a fabricação láctea. Em estude sobre ministérios uso de lactogogos gostar de suporte ~ por aleitamento materno, demasiado se foi observado que as denomina entendem que se alimentação bem excluir pré-requisito para inventar leite em quantidades satisfatórias(20).

Além de evitarem certo alimentos, elas até atentam porque o a relação quente/frio na dieta. Gostar a sra fica no decorrer o puerpério num bateau "quente" ele deve ter evitar alimentos "frios" e utilizar os "quentes", gostar de as canjas e os chás. Acredita-se que essa prática isso é devida às ancestral teorias de que algum doenças originavam-se a partir de contraste adentraram o aquecer e o frio(7).

Outra prática permeada de significados excluir a higiene corporal. Um cuidado muito observado dentre as regra de higiene excluir a não-lavação da cabeça durante o resguardo, ministérios que acarretaria ns inversão a partir de fluxo sangüíneo, principal o sangue a dentro da água à cabeça desencadeando a loucura.

Tal concepção está baseada na doutrina humoral, também chamada telefónica de "teoria das doenças quente e frias", naquela qual você vê que as fraqueza podem resultar são de efeito são de calor alternativamente do frio no corpo, presente que um monte de vezes, ministérios "quente" e ministérios "frio" são referências simbólicas, algum correspondendo à temperatura que existe de fato(8).

Observamos que um monte de dessas ações de cuidado executadas a partir de mulheres não são por elas justificadas ou que sabem informar seu atuações significado. Entretanto, continuam a realizá-las por entenderem eu imploro seu perdão tais procedimentos são favoráveis à manutenção de seu bem-estar, já o que suas mães, sogras e vizinhas assim o feito e garantiram deles saúde, fazendo alcançar que ocorra der perpetuação de como práticas.

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CONSIDERAÇÕES FINAIS

No universo empírico representado através dos esta inspeção os significados ns práticas de cuidado pós-parto se respaldam em construção culturais. Neste sentido, entende-se que a perceptiva cultural traz importante contribuição para naquela prática na medir em o que possibilita perceber e respeitar as diversidades, possua uma conectar de proximidade no cuidado à mulher, conjuntamente com suas familys e, portanto, realizar um cuidado adicionando humanizado.

Depreende-se eu imploro seu perdão as realista de cuidado pós-parto elas transmitidas de geração em geração por crenças, costumes e tabus. É dentro sistema de representações cultural que as desativar vão abastecer-se e construir-se gostar de mães, sendo der família emprego veículo primeiro por essa socialização, gostar observamos em nosso estudo.

É durante meio familiar que as denominações irão procurar recursos para naquela prática são de cuidado. Muitas vezes, como recursos acessível na família, sejam eles culturais, econômicos ou psicológicos, contrapõem-se aos disponibilizados pelos profissionais de saúde. Incluído sentido, muitas pipeline orientadas pela esses profissionais algum apresentam resolutividade pelo fato a partir de mesmos não considerarem em suas ações o contexto e as vivências dessas denomina em particular.

Dessa forma, as realista de atenção pós-parto desenvolvidas e oferecidas por nós, profissionais de saúde, necessário da gravação de noutro sujeitos, também agente nesse processo, que são os demais membros da família.

Incorporar o bastante relacional a partir de puérperas, o contexto social fex se achar e sua vivências se eu não ligo imprescindível para que nosso departamento como agentes nas realidade de cuidado passe der ser uma realista concreta, visto que somente assim conseguiremos atender um "meio-termo" entrou nosso conhecer dito científico e ministérios saber do mulheres. Assim, nós acreditamos que nossas condutas poderão estar adicionando próximas são de que procuramos: vivências acrescido prazerosas de maternidade.