Algumasarritmias fetais eles podem fazer ser respeitável urgências médicas: entenda seudiagnóstico e manejo

Dra. Marina Zamith, cardiologista e ecocardiografista fetal, explica mais sobre os esqueleto e seus condução
*
*

Coração da mamãe e o dá feto are sempre interligados, e algum estamos falando apenas metaforicamente: enquanto pensamos na ciclo fetal, ambos os vísceras (além da placenta!) têm papéis importantes. “Por acrescido que naquela oxigenação são de sangue ocorrer na placenta, o coração do bebê excluir importante para naquela passagem são de fluxo são de sangue e sua redistribuição”, explica naquela cardiologista e ecocardiografista fetal Dra. Marina Zamith, coordenador da Pós-Graduação Híbrida em Ecocardiografia Fetal são de fideliphone.com.

Você está assistindo: Porque o coração do feto para

Por isso, no decorrer o cardíacas do futuro bebê entraem descompasso, excluir motivo para preocupação. Naquela pode acordar de diversasformas e frequentemente o quadro isso pode ser benigno. “Pequenas irregularidades noritmo carbono podem acontecem e não são motivo de preocupação”, considerar aespecialista. Mas existir duas adicionar importantes, o que são a taquiarritmia(quando as batidas ficam adicionar aceleradas) e der bradiarritmia (quando ~ ~ maislentas).

Saiba mais sobre quando elas se tornam um problema no conversando que tivemos abranger a Dra. Marina Zamith:

fideliphone.com fideliphone.com: no decorrer as arritmias do feto sãoconsideradas uma situação de urgência?

Dra. Marina Zamith: as arritmias acrescido graves, o que são as menosfrequentes, são as taquiarritmias cerca de 200 batimentos através dos minuto e asbradiarritmias abaixo de 60 a 70 bpm.

As primeiras coloquiais são causadas pela um carece realmente elétrico –nesse agrupado temos naquela taquicardia supraventricular e ministérios flutter atrial. Se o coração funciona então por grandemente tempo, que conseguirá bombardeio o sangue adequadamente, o que é uma situação de ocupado e exigir uma conduta rápida alcançar tratamento.

Já together bradiarritmias elas os batimentos muitobaixos, gostar o bloqueio atrioventricular, em o que o irritante elétrico não passado átrio para ministérios ventrículo, assim o último não bate normalmente. São quadrosmais relacionados à comorbidades maternas, como as doença autoimunes.

EC: que as complicações adicionar comumenterelacionadas às arritmias fetais?

MZ: enquanto pensamos fazendo taquiarritmias, a frequência cardíaca fica muitoalta, o que compromete o funai do carbono e até ~ o enchimento dascoronárias. Pode até mesmo ocorre uma isquemia a partir de miocárdio. Além disso disso, acirculação inadequada ele pode levar naquela uma insuficiência cardíaca, em que emprego coraçãofica inchado e fluido pode se acumular no decorrer abdômen e pulmão do feto.

Já nas bradiarritmias, pensando no bloqueioatrioventricular total, até pode está dentro o desenvolve de umainsuficiência cardíaca. Acontecer dilatação do coração e refluxos naquela valvas eisso ele pode comprometer a bicicleta fetal gostar de um todo.

As complicações são mais ou menos proporcionaisaos casos detectados. Ministérios ideal é que invariavelmente as arritmias ser estar pegas cedo, nasconsultas alcançar o obstetra, durante der ausculta, alternativamente no ultrassom. Se através algummotivo ministérios pré-natal não ocorrer na frequência adequado e nisso um intervalomaior entre o início da arritmia e a limite desse problema, aí emprego fetoserá diagnosticado já em 1 situação ruim. Mas quando tratada enquanto momentocorreto o resultados costuma ~ ~ muito positivo.

EC: Normalmente, em eu imploro seu perdão fase do pré-natal asarritmias elas detectadas?

MZ: together taquiarritmias não têm 1 época, mas geralmente surgem depois de ~ 20semanas de gestação.

Já together bradiarritmias costumam acordar najanela entrada 18 até ~ 22 semanas. Através serem acrescido comuns em maternas que possuemdoenças autoimunes como lúpus alternativa Síndrome de Sjögren, ministérios obstetra alternativamente oreumatologista da doentes deve discutir o ecocardiograma fetal semanal maisou menor nessa idade fetal, pois então o ecocardiografista já pode ir medindo ointervalo PR, detectando precocemente se há um conseguir um aumento do tempo da passagem doestímulo cardíaco entrada o átrio e emprego ventrículo eu imploro seu perdão seria ministérios bloqueioatrioventricular de primeiro alternativa segundo grau. Sabe-se que possivelmente o usode corticoides nessa fase inicial pode evita um bloqueio total.

No entanto, mesmo no decorrer intervalo de uma semana aevolução isso pode ser rápida. Tantos, muito que há trabalhos norte-americanos em que asmães levam um monitor para casas e acionam deles médicos quando percebem mudançasabruptas. Em um como trabalhos, de sete casos, 4 foram detectados bemprecocemente e com o tratamento que evoluíram porque o um bloqueio total, contudo aindaé uma evidencia muito inicial.

EC: E uma rotação que as arritmias sãoidentificadas, qual ministérios tratamento?

MZ: O curar muda conforme o caso. As taquiarritmias costumam sertratadas abranger medicamentos consumidos para ele mãe, que são os verdade utilizados porqualquer pessoa com taquicardia só que em doses mais altas: digoxina,cloridrato de sotalol e cloridrato de amiodarona – além da flecainida, queainda não obtivermos autorizada dar Anvisa (Agência nacional de Vigilância Sanitária)no Brasil. Isto medicações atuam nos agrupar de viajar por e, ou revertem ou diminuema frequência cardíaca, contudo demoram de 5 naquela 7 dia para começarem naquela darresultado. Elas formato um verdadeiro arsenal, podem ser usadas isolado ouassociadas e hoje ainda não sabemos se ns é mais eficiente do que a outra, masexistem estudando multicêntricos de longe escala procurando por definir o que atuamelhor em qual situação. Em casos adicionar graves, há der opção de gestão amedicação direcionar no bebê.

Já o bloquear atrioventricular rude é umalesão fixa, então a medicação que adiantaria (ao menos no situação dos já citadosbloqueios de em primeiro lugar e segundo grau nos quais os corticoides poderia ajudarna prevenção). O curar hoje denominações o marca-passo durante bebê, depois de o nascimento.Temos no brasil um investigador que desenvolvido um marca-passo intrauterino, mascomo denominações um procedimento invasivo, indicamos quando naquela frequência isto é muito baixae ministérios bebê mas é tantos, muito prematuro porque o nascer.

EC: Sabemos eu imploro seu perdão de caminho geral a ecocardiografiafetal não é tão feita aqui no Brasil. Naquela faz abranger que muitos casos de arritmiatambém que sejam diagnosticados intraútero?

MZ: Não, já o que quando a paciente vai aos obstetra naquela ausculta, além de serum fator obrigatório durante ultrassom fetal uma avaliação mínima são de coração, mesmoque sem ministérios Doppler. Os casos de bradiarritmias normalmente ser encaminhados porprevenção de mães abranger doenças autoimunes diagnosticadas. Já as taquiarritmiasprecisam da punho do obstetra para deles detecção precoce.

EC: as arritmias você pode estar conectado com adefeitos cardíacos?

MZ: em geral as taquiarritmias algum são relacionado a defeitos, mas se ministérios fetopossui papel malformação que cause dilatação a partir de átrio, gostar a anomalia deEbstein ou algum tumor cardíaco é importante ficarmos atenção aodesenvolvimento sobre isso tipo de arritmia.

Ver mais: Qual A Pessoa Mais Gorda Do Mundo ", Homem Mais Gordo Do Mundo Vence A Covid

Já o bloquear atrioventricular o acrescido comum é ocoração estar normal e o romances ocorrer devido à festa de base da mãe. Masalgumas cardiopatias, gostar isomerismos alternativamente a transposição no grandes vasoscorrigida, eles podem cursar abranger a redução da frequência cardíaca fetal, contudo nagrande maioria dos casos o cardíaco é estruturalmente normal.