Risco da doença denominada maior durante verão e em tempo chuvosos. Minas visão global já registrou adicionar de 2 mil caso prováveis da doença só em janeiro disto ano

24 de janeiro de 2020 - Aedes aegypti, Dengue, Saúde, Verão

* gabriela Meireles

*
Períodos chuvosos eles são propícios porque o proliferação de Aedesaegypti, sistema de controle da dengue. Foto: Carol Morena

Minas visão global vivenciou quatro coisas grandes epidemias de dengue na última década (2010, 2013, 2016 e 2019), sendo eu imploro seu perdão Belo Horizonte aquisição um são de principais focos. Nisso ano, a preocupação com a festa tem voltado já que naquela Secretaria de estado de saúde de Minas visão global (SES) registro 2.246 casos suspeitos apenas em janeiro, mês em o que as chuva também tem excepcional presença, aumentar a habilidade de criadouros são de mosquito.

Por isso,convidamos emprego infectologista e professor a partir de Departamento de Clínica doutor daFaculdade de farmacêutica da fideliphone.com, Unaí Tupinambás, para esclarecer sobre para moldar decontagio, prevenção e tratamento.

A dengue denominada pior durante verão

Verdade – O verão quente e muitochuvoso próprio da região Sudeste são de país favorece o crescia do consistia demosquitos, inclusive do Aedesaegyptitransmissor da dengue. Segundas Tupinambás, “a dengue tem introduzido casos decontaminação o ano todo, mas os pico de epidemia surgem, principalmente,durante verão chuvosos”. A porque é adicionando provável emprego acúmulo de água,ambientes onde o sistema de controle da festa se reproduz.

A picada a partir de mosquito denominações a única formato detransmissão da dengue

Verdade – Após picar ns pessoainfectada com um a partir de quatro sorotipos dá vírus, a fêmea dá mosquito Aedesaegypti atinge transmitir ministérios vírus para outras pessoas. Falar isso, não hátransmissão direta entre as pessoas.

Uma rotação quea dengue denominada transmitida através picadas a partir de mosquito, o professor acrescenta quepossíveis criadouros como vasos de plantas, garrafas, pneus ou outrosrecipientes alcançar acúmulo de agua parada ter que ser eliminados.

Você está assistindo: Posso ter dengue e não ter febre

Quem já teve dengue isto é imune à doença parasempre

Mito – É importante esclarecimento que existemquatro tipos de vírus de dengue: os sorotipos 1, 2, 3 e 4. Segundo dados doMinistério da Saúde, cada humano pode possua os 4 tipos, contudo a contágio porum sorotipo gerar imunidade permanente para ele. “Em etc palavras, quem jácontraiu der dengue são de sorotipo 1, através exemplo, espetáculo ficará imune à denguedeste idêntico sorotipo, podendo contrair ainda os noutro três tipos”, ressalta oprofessor.

A segunda vez que alguém contrair dengue, oquadro será hemorrágico

Mito – Os casos típicos da FebreHemorrágica da Dengue (FHD) são caracterizados, através dos exemplo, por febre alto einsuficiência circulatória, de acordo alcançar o ministério da Saúde. Naquela versão maisameaçadora da doença é ligar dengue grave, contudo é adicionar conhecida através denguehemorrágica.

Segundo ministérios infectologista Unaí Tupinambás “é na realidade que o ameaça de possua dengue hemorrágica’ conseguir um aumento a partir do segundo episódio, contudo os quadros demasiado podem acordar na primeira virado em o que se contrato o vírus, alternativa também em all os episódios”.

Receitas caseiras, como chás ou suco de inhamecru, podem ajuda no curar da dengue


*

Verdade – O professor comenta o que umadas principais recomendações para o tratamento dos sintomas denominada ingerir muitoslíquidos. Assim, tenho chás alternativamente sucos pode, de fato, ajuda no alívio são de quadro.Entretanto, enfatiza eu imploro seu perdão o beneficiar das possível receitas populares denominada o fatoda hidratação, ser que nenhum delas capaz considerada uma “curamilagrosa”.

Ele tambémlembra que além da hidratação intensa, “a pessoa ele deve ter tomar o medicamentos paradiminuir der febre, durante caso, o paracetamol”.


Antitérmicos e analgésicos tem que ser evitadosdurante o tratamento da doença

Mito – Além das dores muscular intensas,dor vir movimentar os olho e as possíveis manchas vermelhos no decorrer corpo, um dossintomas adicionar característicos da dengue denominada a febre alta. Para melhorar essequadro, o infectologista ressalta que “o tratamento dos sintoma da dengueconsiste na reposição de traduzir e batalha à febre”. Por isso, ministérios uso deremédios antitérmicos é, inclusive, indicado.

Ver mais: Pudim De Leite Condensado Na Panela Eletrica, Pudim De Panela Elétrica

A dengue ele sai sequelas

Mito – Unaí conta que o temer em conectar àssequelas, possivelmente, está relacionado à derrota de sangue por denguehemorrágica alternativamente a complicações neurológicas o que podem estar decorrentes de quadrosde infecção. Entretanto, após o retirou grave da doença, naquela pessoa recupera asaúde totalmente. Assim, enquanto tratada corretamente, der dengue não deixarásequelas.

*

O Aedesaegypti demasiado é transmissor da aquecer amarela, no bicicleta urbano, doença alcançar alta gravidade clínica, mas abranger disponibilidade de vacina porque o prevenção; do Zika Vírus, que tem complicações neurológicas e associação abranger o aumento dos caso de microcefalia; e da Chikungunya, o que pode causa raiz dores dentro articulações e de outros sequelas através meses ou anos.