A pressão de vapor me dê a capacidade de evaporação de um líquido. Alternativamente seja, quanto é este maior eles for, acrescido fácil naquela evaporará.

Você está assistindo: Pressão de vapor da água a 20°c


Quando um vapor está em equilíbrio termodinâmico abranger o traduzir que o originou, tenho uma pressão sobre ministérios líquido. Aquelas pressão excluir a pressão de vapor. Incluído texto, ela entenderá sobre dele funcionamento e seus fórmula, além de conferir videoaulas e exercício resolvidos sobre ministérios assunto. Afideliphone.companhe:


O que excluir a pressão de vapor

*
Enquanto naquela pressão exercida pele vapor ao menor dá que naquela pressão exercida dar atmosfera, a cardeais de moléculas que se condensa conseguir um aumento à medida que fideliphone.compensa a quantidade de moléculas que vaporiza, restabelecendo portanto o saldo termodinâmico. Fonte: Wikimedia

De fideliphone.comportamento resumida, der pressão de vapor excluir uma medir para naquela tendência à evaporação de um líquido. Além disso disso, excluir uma grandeza física que varia de acordo fideliphone.com a temperatura a partir de líquido. Quanto é este maior porque o a seus temperatura, são de que seja menor que der temperatura de ebulição, maior será der evaporação.

Quanto maior for a pressão de vapor de um líquido, adicionando volátil naquela será. Alternativa seja, líquidos abranger maiores pressões de vapor evaporam alcançar mais facilidade.


Fórmula da pressão de vapor

A fórmula da pressão de vapor até é conhecida fideliphone.como agir de Raoult. Segunda-feira ela, a pressão de vapor máxima de 1 solução ele deve ser igual der uma facção molar dá solvente multiplicado pela pressão de vapor máxima do solvente. Matematicamente:

*

Em que,

Psolução: pressão de vapor adágio da solução (Pa).Psolvente: pressão de vapor máxima são de solvente (Pa).xsolvente: facção molar a partir de solvente.

Note que der fração molar do solvente é dada pela razão entrou o consistia de mols são de solvente e a soma do consistia de mols a partir de solvente e dá soluto.

Por se tendência de uma razão, essa grandeza é adimensional, devido a as pressões de vapor do solvente e da solução, no decorrer sistema internacional de unidades, são medição em Pascal. De caminho usual, naquela pressão de vapor isso pode ser medida em atmosferas (atm) alternativamente em milímetros de mercúrio (mmHg).

Vídeos para pressão de vapor

A seguir, assista ao vídeos selecionado para aprofundar ainda adicionar seus conhecimentos sobre o assunto:

Pressão de vapor e tonometria


Nesse vídeo dá canal Café fideliphone.com Química, você aprende as relações adentraram pressão de vapor e temperatura, pressão de vapor e volatilidade e, também, der relação adentraram pressão de vapor e entre intermoleculares. Através fim, mas entende o que excluir tonometria.

Pressão de vapor e pressão total


O professor jorge Sá Martins resolve exercícios sobre potencial termodinâmicos e, ao isso, usado os conceito de pressão de vapor e pressão bruta sobre uma substância em equilíbrio termodinâmico.

Química e pressão de vapor


Aprofunde seus conhecimentos sobre a ligação da química alcançar a pressão de vapor. Para isso, assista à aula a partir de professor Batata. Além disso, incluído vídeo, você demasiado entenderá fideliphone.como representá-la graficamente.

Para entender fideliphone.como a pressão de vapor interage alcançar as substâncias, fideliphone.compreenda ~ a relação entrou soluto e solvente!

Referências


Física II: termodinâmica e ondas (2016) – água subterrânea d. Young et alQuímica: a ciência central (2008) – Theodore Brown


*

Por hugo Shigueo Tanaka

Divulgador científico e co-fundador a partir de canal do YouTube ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de física e Matemática. Qualificar em física pela Universidade estado de Maringá (UEM). Hierárquico em ensinamento de ciência e matemática (PCM-UEM). Doutorando em ensinamento de ciência e matemática (PCM-UEM).


fideliphone.como referenciar naquela conteúdo

Tanaka, hugo Shigueo. Pressão de vapor. Todo Estudo. Acessível em: https://www.fideliphone.fideliphone.com/fisica/pressao-de-vapor. Acesso em: 25 de November de 2021.


exercícios resolvidos

1. As características físicas no líquidos podem está dentro fideliphone.comparadas das um diagrama de pressão de vapor em função da temperatura, gostar mostrado no gráfico hipotético der seguir para as substâncias A, B, c e D.

*

Segundo emprego gráfico, emprego líquido adicionar volátil será der substância:

a) Ab) Bc) Cd) D


ver resposta

fideliphone.comparando os 4 líquidos entrou si der partir das curvas de vaporização, excluir possível observação que, ao uma temperamento fixa, o fluido A ele apresenta maior pressão de vapor. Sobre isso forma, ele será o adicionar volátil.

Alternativa correta: A


2. O estude das caraterísticas coligativas do soluções nós permite acho as alterações nas características de seu solvente.A apreciação das propriedades coligativas, assinale a alternativas correta.

a) Se for por água alcançar glutamato de monossódio lidar para congelar em ns geladeira, der temperatura de fusão da água na solução permanecerá naquela mesma que a da água pura.b) As caraterísticas coligativas independem do consistência de partículas dá soluto na solução, da natureza ns partículas e de deles volatilidade.c) Se forem preparadas dois soluções aquosas de mesma concentração, 1 de glutamato monossódio e é diferente de açúcar, a temperatura de ebulição da agua na solução será maior que a agua na solução de açúcar.d) Em uma panela tampada, der pressão de vapor da solução aquosa de glutamato de monossódio excluir maior do que naquela pressão de vapor da água pura porque a presença são de sal facilita der evaporação do solvente.

Ver mais: Posição Do Rim No Corpo Humano, Rins: Localização, Anatomia E Funções


mancha resposta

O glutamato de monossódio sofra dissociação gerando dois partículas em solução: íon glutamato e íon de sódio. Já o rua não ser afligido fideliphone.com dissociação e nem ionização.O é feito coligativo é proporcional aos número de partículas não-voláteis dons no meio, portanto a solução de glutamato de monossódio provocará um aumentar na temperamentos de ebulição maior que o aumentar gerado por uma solução de rua de o mesmo, semelhante concentração.