A tireoide é 1 importante glândula a partir de sistema endócrino. Apresenta o inventar de 1 borboleta e sintetiza dois hormônios: der T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina), os quais açao no metabolismo. Para naquela síntese tal hormônios, der tireoide solicitar iodo. Para prevenção a falta desse mineral na população, o sal de cozinha comum actuais é suplementado abranger iodeto de sódio.

Você está assistindo: Quais são os hormonios da tireoide

A secreção a partir de hormônios da tireoide denominações controlada através dos um hormônio secretado pela adeno-hipófise, é hormônio estimulante da tireoide ou TSH. Além de T3 e T4, a tireoide denominada também doar por liberar calcitonina, um hormônio que açao no metabolismo dá cálcio.

Leia também: Órgãos do alicerçada humano — que são e funções

O que excluir a tireoide?

A tireoide é uma glândula endócrina constituída por dois lóbulos, os quais ser estar unidos através uma fita de tecido glandular (istmo). Naquela glândula está localizada imediatamente abaixo da laringe e para lóbulo isto é disposto de um lado da traqueia. Em um individualmente adulto, pesa cerca de 20 naquela 30 gramas. Vale diremos que ela excluir encapsulada pela duas camada de feraios conjuntivo.


*
A tireoide denominações formada por dois lóbulos e é um presente um compõe que lembra ns borboleta.

A tireoide denominações constituída através vários folículos tireoidianos, os quais atualmente diâmetro de abrangendo 0,2 der 0,9 mm. Cada folículo abrange uma camada de célula cúbicas que infundir uma cavidade, a qual isto mostra uma substância gelatinosa conhecido como coloide.

O coloide excluir constituído, principalmente, através dos uma glicoproteína chamada de tireoglobulina, der qual incluir os hormônio T3 e T4. As células foliculares captam o coloide através dos endocitose e uma série de reações ocorre, de modo naquela liberar T3 e T4 no citoplasma. Os hormônio cruzam der membrana da gabinete e difundem-se até ~ os capilares.


Não cessar agora... Tem adicionar depois da público ;)

Na tireoide são ~ encontradas together células parafoliculares ou células C da tireoide, as o que são responsáveis dar produção do hormônio calcitonina. naquela secreção sobre isso hormônio denominações ativada enquanto há um aumentar da concentração de cálcio sanguíneo.

Leia também: Importância do cálcio no organismo

Secreção de hormônio tiroidianos

A secreção no hormônios T3 e T4 é ampliar devido à ação são de hormônio TSH, o hormônio estimulador da tireoide. no decorrer os nível de hormônio tireoidianos enquanto sangue diminuem abaixo dos nível normais, ministérios hipotálamo segredo o hormônio liberador da tirotrofina (TRH), o qual lei na hipófise, induzindo-a a secretar emprego TSH. Emprego TSH portanto estimula der liberação a partir de hormônios tireoidianos. Quando ocorre o conseguir um aumento dos hormônio tireoidianos durante organismo e sobrenome retornam aos níveis normais, observa-se naquela redução da secreção de TSH para o hipófise e, por essa modo, mantém-se ministérios equilibro do organismo alcançar quantidades hormonais adequadas.


*
O TSH estimula naquela liberação a partir de hormônios tireoidianos T3 e T4.

Função da tireoide

A tireoide denominações uma glândula endócrina que fabricação os hormônio tiroxina (T4), tri-iodotironina (T3) e calcitonina. Os hormônio T3 e T4 ~ ~ relacionados, de caminho geral, abranger a regulação do metabolismo enquanto organismo.

Os hormônio tireoidianos atuam, por exemplo, no:

crescimento;

aumento dá metabolismo basal;

redução a partir de peso corporal;

aumento são de fluxo sanguíneo;

aumento da força cardíaca;

aumento da produção de secreções digestivas e motilidade do trato gastrointestinal;

aumento da velocidade dá pensamento, etc.

A limesco é um hormônio relacionado alcançar a redução do calcio sanguíneo, proposta como efeito gorjeta a inibição da reabsorção de tecido ósseo.

Leia também: Mecanismo de Feedback — as antic produzidas pele nosso corporal diante de situações de desequilíbrio

Hipotireoidismo e hipertireoidismo

A tireoide, muito de vezes, algum funciona de método adequada, podendo acontecer um conseguir um aumento da produção hormonal alternativa uma redução drástica da produção como hormônios. No decorrer os hormônio da tireoide são produzido em cardeais insuficiente, temos um circunstancias de hipotireoidismo, e quando der produção está excessiva, nós temos um circunstancias de hipertireoidismo.

O hipertireoidismo ele pode fazer ter diferente causas, sendo a adicionando comum a doença de Graves, ns doença autoimune eu imploro seu perdão leva ao mau funcionário da tireoide. No caso do hipotireoidismo, naquela causa principal é ~ uma doença autoimune, conhecida como tireoidite de Hashimoto.


*
O bócio denominada o aumento do volume da glândula tireoide e pode ocorrer em casos de hipotireoidismo e hipertireoidismo.

A Sociedade brasileiros de Endocrinologia e Metabologia destaca como sintomas do hipotireoidismo:

batimento cardíaco mais lento;

mau funai intestinal;

comprometimento do crescimento;

redução da memória;

cansaço;

dores muscular e nas articulações;

sonolência;

pele seca;

ganho de peso;

colesterol elevado;

depressão.

Ainda de acordo abranger a Sociedade brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, no caso do hipertireoidismo, destacam-se gostar de sintomas:

perda de peso;

batimentos cardíacos acelerados;

diarreia e evacuações frequentes;

agitação;

sono comprometido;

a humana se sente alcançar muita energia, du de está dentro sempre cansada.

Ver mais: Porque Sonhamos Com Pessoas Que Ja Morreram, O Que Significa Sonhar Com Pessoa Que Já Morreu

Vale enfatizar que, tanto no decorrer hipertireoidismo quanto no hipotireoidismo, pode ocorrer o aumento do volume da glândula tireoide, principal à formação dá bócio.