Essa infecção sexualmente transmite é capaz de interromper graves resultado à saúde. Mas naquela prevenção, o diagnóstico e o curar da sífilis são simples

através Maria Tereza santos Atualizado em 8 dez 2020, 14h06 - publicado em 19 nov 2020, 19h02
*
Camisinha denominada a gorjeta maneira de evitar a sífilis, doença que, se não tratada, traz repercussões perigosas.Foto: Alex Silva/A2 Estúdio

O que excluir a sífilis

A sífilis denominada uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Além do contágio por relação sexual, dispõem também pode ser passada avançar pelo dividir de seringas contaminadas alternativamente da mamãe para ministérios bebê, durante naquela gestação alternativamente o parto.

Você está assistindo: Quais sao os sintomas da sifilis

A hospedeiro Mundial da saúde (OMS) apreciação que acontecer 6 milhões de caso no mundo todos os anos. Emprego infectologista Álvaro Furtado Costa, da Sociedade brasileira de Infectologia (SBI), afirma que naquela doença excluir especialmente incidência em alguns subgrupos específicos: cara que pendência sexo abranger homens, pessoas transexuais e do utilizador de aproximadamente injetáveis.

“Qualquer um que terminar sexo sem ocultar pode pegar. Mas o maior desafiada no mundo é decrescente a projeção nessas populações-chave”, acrescenta o médico, que agir no central de referência e educar em DST/Aids do bateau de eles são Paulo.

Tipos de sífilis

Os sintoma de sífilis dependem são de estágio enquanto qual ela se encontra.

Sífilis primária: “Começa abranger uma lesão durante local de ser proibido da bactéria. Pode ser na genitália, na boca alternativamente no ânus”, relata Costa. Apenas que denominações uma ferida que que dói nem coça – por isso, vai despercebida na maioria ns vezes. Eles surge entrada 10 e 90 dias depois de ~ o contágio.

Sífilis secundária: “Se naquela primária que for tratada, naquela T. Pallidum ganha a cadeia sanguínea e digitar em variedade estruturas são de organismo”, informa emprego infectologista. Naquela fase secundária, que surge de seis semanas a seis meses no momento depois da cicatrização da ferida inicial, se manifesta pela de manchas na hauts do corpo todo. Sobrenome também algum coçam ainda ardem.

Sífilis latente: “Quando o doentes passa a partir de fases primária e secundária sem notificação e cuidar no sintomas, naquela doença no em um estágio assintomático”, aponta o especialista. O tempo de período varia de humanidade para pessoa.

Sífilis terciária: der última e adicionar grave estágio ocorre quando naquela bactéria começa a afetar o cérebro, o cardíacas e os ossos, gerando graves lesões durante organismo. Eles demora até ~ quarenta a idade para se manifestar por essa forma.

Sífilis congênita: excluir o nome dado para a contágio quando transferir da mamãe para o bebê. Nesses casos, a bebês nasce abranger má formação, cegueira, surdez alternativa deficiência mental. É possível ainda que a mulher aguentar um aborto ou que ministérios feto venha der óbito durante a gestação alternativa o parto.

Como efeito o diagnóstico

Para avistou a sífilis, basta realizar um exame de sangue. Ministérios Sistema Único de saúde (SUS) ~ oferece um teste rápido, para o qual algum é ter que de decreto médico e que excluir feito alcançar uma quantidade bem menor de sangue – basta um simplificando furo enquanto dedo.

“O resultado sai em somente 30 minutos. Ministérios teste está acessível em Unidades básicas de saúde e centro de Referência”, conta o profissional.

O ideal é que todos os parceiros são de indivíduo diagnosticado também investiguem se têm a doença. “Esse é um a partir de maiores obstáculos no combate à enfermidade enquanto mundo. Nós algum conseguirmos pendência a notificação dessas parcerias rapidamente e, gostar consequência, não tratamos todos. Por isso a cadeia de transmissão não é quebrada”, lamenta Costa.


Já as gestantes realizam que um no dois exames durante o pré-natal para evitar as resultado da doença na gravidez. O exame denominações solicitado duas vezes: enquanto primeiro e no decorrer terceiro trimestre.


Sífilis sim cura? encontrar o tratamento

A sífilis tem, sim, cura. Portanto como ministérios diagnóstico, o curar é simples. “Usamos ns injeção de penicilina intramuscular, um antibiótico milenar e amplamente disponível na rede pública”, informa ministérios expert. A cardeais de doses varia de acordo abranger a passo da IST. Para der primária, é feita só uma aplicação. Já a secundária exige até três.

Por diferente lado, gostar de na terciária a T. Pallidum chegado em várias estruturas são de organismo, o paciente precisa ~ ~ internado e tomar ministérios medicamento através dos duas semanas diretamente na veia. Ah, e a penicilina excluir liberada para as grávidas e os bebê diagnosticados.

Costa lembra que de quem pega naquela T. Pallidum não se tornar-se imune der ela. Portanto, é essencial se guarda para que sofrer ns reinfecção.

Como prevenir

As únicas para moldar de prevenção são não compartilhar agulhas e alavancada camisinha. O infectologista relata que aqueles é adicionando uma dificuldade no enfrentamento à doença.

“Não existência vacina nenhum medicação profillática . Temos o que nos apoiar exclusivamente enquanto uso de preservativo e sabemos eu imploro seu perdão as compatriota têm diferente para utilizá-lo isto é na penetração, seja enquanto sexo oral alternativa anal”, comenta.

Costa divulgado que ser estar sendo realizadas pesquisas em procurar de novas forma de prevenção. Porém, nenhuma isso é em estágio tão avançada. Ainda há um longo caminho para percorrer. Der camisinha de acordo com como der melhor solução.

A sífilis no Brasil

A proclamação compulsória de sífilis adquirida em nosso país é feita são de 2010. Até hoje, infelizmente, o consistência de casos algum para de subir.

De acordo alcançar o final boletim epidemiológico liberado pelo ministério da Saúde, em 2018 foram determinado 75,8 casos a por 100 mil habitantes. Esse número representa um aumentar de 28,3% em relação aos ano anterior, no decorrer foram diagnosticados 59,1 casos/100 pano habitantes.

Só porque o ter uma grávida do quão grave é a situação, enquanto primeiro ano de anunciação os números chegavam a demonstrar 2,1 casos/100 pano habitantes. Costa acredita que, lado de fora os desafiando enfrentados enquanto mundo como um todo, der IST não consegue ser freada durante nosso país por falta de objetividade nas ações do governo.

Ver mais: Produto Para Remover Pelos Do Rosto, Inibidor De Pelos Ou Redutores De Pelos Funcionam

“Há um tempo, lançar um dia de combate anti a sífilis, mas não há medidas adicionando certeiras. A realmente nós preocupa, porque não se vê um planejamento limpar do ministério da saúde sobre der prevenção”, conclui.