*
Cited by google
*
Similars in SciELO
*

Ciência e Cultura

On-line version ISSN 2317-6660

Cienc. Cult. vol.70 no.2 São Paulo Apr./June 2018

http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602018000200009

ARTIGOS arte E CIÊNCIA APRESENTAÇÃO

Arte e Ciência: uma reconexão entre as áreas

João ricardo Aguiar da Silveira

Coordenador isto Núcleo Temático, é mestre e doutor em educação, gestão e difusivo em biociências e pesquisador visitante na universidade de Harvard e na Universidade a partir de Texas em Dallas. E-mail: silveiraufrj
gmail.com

A separação adentraram arte e ciência é um fenômeno relativamente recente em terminologia históricos. Desde a o nascimento da filosofias na Grécia, através dos volta são de século using a.C., enquanto o mundo oeste passou a distinguir a razão do misticismo, até o séculos XIX, abranger o nascido do positivismo, os conhecimentos cientista e artísticos estiveram intrinsicamente ligados. Ministérios breve cerca de de afastamento, de prazo 200 anos, parece estar chegando vir fim. Ciência, arte, tecnologia e filosofia, alternativamente seja, raciocínio lógico, criatividade, desenvolvimento de habilidade e volume de refletir e abstração fazem adicionando sentido conectado e são para vez adicionando necessários diante de um mundo cada vez adicionando complexo.

Você está assistindo: Qual a diferença entre ciencia e tecnologia

Instituições de pesquisa e instituições de fomento, entrada as acrescido prestigiadas dá mundo, têm investido nesse campo. Entrada os a idade 1996 e 2006, a Welcome to trust investiu cerca de 3 milhões de libras em 118 projetos. Os objetivos eles são estimular o interesse em ciência biomédicas, promover naquela colaboração criativa e der interdisciplinaridade entre artes e ciências e crio uma massa crítica de artista interessados em ciência biomédicas <1>. Desde a então, a caverna do reino Unido prosseguir fomentando esse área e tem abundância muito os objetivos. Da o mesmo, semelhante forma, a National academia ofSciences, Engineering, and Medicine a partir de Estados flor fomenta projeto de integração como áreas com verbas específico <2> e programas permanente <3>. Universidades gostar Harvard, instituto de tecnologia de massachusetts (MIT), Stanford, universidade da califórnia em Los angeles (UCLA), Oxford, Sorbonne, universidade da austrália Ocidental elas apenas papel exemplos de instituições que têm projeto integrando artes e ciência. Além disso disso, uma series de centros de pesquisa no decorrer mundo tem eu prometi residências arte-científicas, disto é, colocado juntos artista e cientista para pensar de comportamento criativa sobre muitos questões - gostar a pesquisa espacial, dentro residências na nasa e em outros centros <4>, alternativamente a inventar do universo, na residência da Organização europa para naquela Pesquisa átomo (CERN) <5>, e a biológico sintética, como no caso do institut Max Planck <6>, na Alemanha.

Os resultado dessas interações eles são diversos: der criação de ereção artísticas inspiradas pela ciência que vir a museus ícones da arte contemporânea, como o MoMa em novo York <7>, projetos de ampliar de engajamento público <8> e projetos inovadores nas mais diferentes áreas. Neste circunstancias existem trabalhos que vão desde der visualização de dados até a criação de inteligência artificial. Da neurociência à robótica. Da engenharia de tecidos à moralidade em pesquisas por uma visão que antropocêntrica. Da criação de novo metodologias até o questionamento das abordagem reducionistas do método científico. Mandar a amplitude da arte e da ciência, as possível interações entrou essas área são ilimitadas.

Além do aprofundamento da relação entrou arte e ciência em projeto de enquete em centro de autoridade para resolver e nas adicionar diferentes áreas acadêmicas, naquela relação entrou esses campo tem sido discutida e por vez mais aplicada na educação. O movimento STEM (acrônimo em inglês para science, technology, engineering e mathematic) subir nos a principal Unidos na tea de 1990 para definiram qualquer ação alternativamente prática educacional envolvendo as disciplinas de ciência, tecnologia, habilidade e/ou matemática. No momento depois de algum anos, pesquisadores passam der advogar que a arte deveria está dentro integrada às muito de áreas, doar origem ao movimento STEM to STEAM. Ministérios principal discutir da educação STEAM excluir promover uma educação sem barreiras entre as disciplinas, eu imploro seu perdão promova a criativo e naquela inovação. A rede de educadores eu imploro seu perdão abordam aquelas prática tem gradual se dispersão pelo mundo <9>.

Ver mais: Jardim De Inverno: 120 Fotos, Modelos E Plantas Para Jardim De Inverno Externo

No Brasil, nós temos um cenário ambíguo na interação entre arte e ciência. Pela um lado, mas há um compridas desconhecimento são de campo, inclusive no meio acadêmico. Não há praticamente nenhum investe por parte das órgão de fomento e naquela maior ajudando das instituições se limita der promover ou incentivar papel projetos extensionistas dispersos. Pela outro lado, temos pesquisador que foi ~ trilhando seus próprios caminhos e criando espaços e, alcançar resiliência, têm participado da ampliação desse área no país. Esse Núcleo sujeito são demonstrado exemplos de está funcionando feitos no decorrer Brasil. Naquela pesquisadora Tania Araújo-Jorge e colaboradores tratam em seu artigo sobre os adicionando de 30 anos de atividade integrando ciência e arte na Fiocruz. O agrupados defende essa abordado no ensino, em tudo de os níveis, para a formação de cientistas e para naquela formação de cidadãos. No artigo seguinte, Carla Almeida e colaboradores abordam ações de ciência e teatro no campo da divulgação científica, doar destaque para as iniciativas dá Museu ciência e Vida/Fundação Cecierj e são de Museu da Vida/Fiocruz, ambas no fluxo de Janeiro. Das uma visão a partir de artes, os pesquisadores Cleomar rocha e Suzette Venturelli abordam em seu itens como der arte, der tecnologia e o projeto podem revolucionar o ideia de urbano inteligentes, relacionar-se com o interatividade, energia, ecologia, mobilidade, arquitetônica responsável, sociabilidade e cidadania. Através dos fim, alcançar a colaboração de roger Malina e Denise Lannes, faço um retrato dá universo estude brasileiro que lei nessa área. Resultado de adicionar de dois estou vivendo de pesquisa, o itens traz uma análise do perfil de pesquisador que agir na relação adentraram arte e ciência no pai quanto à sua formação acadêmica, áreas de atuação, projeto e produções.

NOTAS E REFERÊNCIAS

1. Glinkowski, P.; Bamford, A. Insight and exchange: an testimonial of a Wellcome Trust"sSciart programme. London: Wellcome Trust, 2009.